Sociedade

Professoras criam blogue para divulgar ensino especial

23 nov 2015 00:00

Lobinhos especiais ganham visibilidade na Rodrigues Lobo

professoras-criam-blogue-para-divulgar-ensino-especial-2493

“Pela janela da nossa sala entra a luz do dia; através dos nossos ‘lobinhos’entra a luz da vida...” É assim que o blogue Lobinhos especiais, criado pelas professoras do ensino especial da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, convida os visitantes da página a conhecerem as actividades dos 11 alunos com currículo específico individual (CEI).

Com o alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos e/ou 12.º ano, o ensino especial entrou em muitas secundárias. “Antes, muitos deste meninos ficavam em casa ou em instituições. Agora, passam a 'existir' na ensino secundário, mas em maior número”, constata Sónia Simões, uma das docentes do ensino especial.

É pela novidade destes alunos que se torna mais surpreendente encontrar um blogue de adolescentes do ensino especial, pois a norma é a publicação de trabalhos de crianças do pré-escolar ou 1.º ciclo.

A página foi criada no final de Outubro. “O nome escolhido foi por razões óbvias. A nossa escola tem o nome de um poeta leiriense que viveu entre os séculos XVI e XVII e nada melhor do que homenageá-lo", explica Carla Silva, outra das professoras.

O blogue era um sonho antigo de Sónia e Carla, embora estivessem em escolas diferentes. Agora juntas, aperceberam-se da mesma vontade. “Pensamos que a sala da educação especial está um pouco isolada do resto da escola e, por vezes, os nossos colegas não sabem o que fazemos.

Esse foi um dos objectivos para criar o blogue. Em primeiro lugar, queremos dar a conhecer aos nossos colegas o trabalho que é desenvolvido aqui e, depois, por arrasto, dar a conhecer a toda a comunidade, nomeadamente aos pais.

Os próprios alunos ficam contentes por verem ali os seus trabalhos.” Depois do blogue, surgiu a página no Facebook.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente