Sociedade
Projecto da alta velocidade prevê duplicação da EN242 entre Barosa e Leiria
Estudo de impacto ambiental do troço entre Soure e Carregado, que atravessa o distrito, está em consulta pública até dia 21 de Março

O estudo de impacto ambiental (EIA) do troço da Linha de Alta Velocidade (LAV) que atravessa o distrito, entre Soure e Carregado, prevê a duplicação de parte da EN242, via que liga Leiria e Marinha Grande. De acordo com o documento, que está em consulta pública até ao dia 21 de Março, a construção de mais duas faixas de rodagem nessa via abrange o troço entre Leiria e o nó de acesso à A8/ A17, onde será construída uma nova rotunda, para garantir a ligação à futura estação, que nascerá na zona da Barosa, numa zona florestal entre os lugares de Vale da Arieira e Carreira D’Água.
Segundo o estudo, prevê-se que essa parte da EN242 possa ser “duplicada e transformada numa via de carácter mais urbano, com separador central relvado, passeio e ciclovia”. O objectivo é ligar a cidade de Leiria à “nova centralidade”, criada com estação da alta velocidade, “através de um eixo mais nobre”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.