Sociedade

Projecto internacional trabalha emoções de crianças

11 mai 2017 00:00

Erasmus+ no Jardim Fraldinhas desenvolve well beans

projecto-internacional-trabalha-emocoes-de-criancas-6444

Trabalhar as emoções e ajudar as crianças a abordar temas que as podem perturbar é um dos objectivos do projecto internacional the well beans, que está a ser desenvolvido pelo Jardim Fraldinhas, em Leiria.

Trata-se de um “produto inovador” que foi elaborado pelas crianças de vários países a quem se dirige. “Desenvolvemos cenários que depois vão servir de indutores a conversas entre as crianças. Pretendemos que, através desses cenários, a criança expresse as suas emoções: o que está a sentir, como está a viver determinadas situações e que se identifique com algumas delas”, explica o director pedagógico do Fraldinhas, Rui Inglês.

Os cenários abordam, “de forma subtil”, o bullying, os terrores nocturnos, a perda, a obesidade, o não saber perder ou não saber ganhar, entre outros assuntos que “preocupam as crianças e que, muitas vezes, as leva a fecharem-se”.

“Através de um jogo, de uma forma didáctica e tranquila, conseguimos trabalhar algumas 'coisinhas' que lhes estão a fazer alguma confusão”, refere Rui Inglês. Para este responsável, em fase precoce, esses problemas “podem ser facilmente desmontados e trabalhados”, ao contrário do que sucede se “deixarmos andar”.

As imagens presentes em alguns booklets para recriar possíveis cenários foram sugestões das crianças de Portugal, Irlanda, Bélgica, Polónia e Espanha, países parceiros neste projecto. Foi também desenvolvido um website, onde está colocado este produto, que está acessível a todos.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.