Viver

Projecto Museu na Aldeia entre os 30 nomeados para prémio europeu

15 ago 2022 11:27

Público decide vencedor.

Museu na Aldeia
Museu na Aldeia
Gil de Lemos
Museu na Aldeia
Museu na Aldeia
Gil de Lemos
Museu na Aldeia
Museu na Aldeia
Gil de Lemos
Museu na Aldeia
Museu na Aldeia

O projecto SAMP Museu na Aldeia é um dos 30 nomeados para ganhar mais uma distinção europeia, mas, desta vez, a escolha é do público.Numa nota de imprensa, a SAMP informa que esta competição pelo favoritismo do público europeu conta com os melhores projectos de valorização e promoção do Património Cultural Europeu.

São ao todo 30 projectos de 18 países da União Europeia, entre os quais dois são portugueses.

Segundo a SAMP, esta é a primeira vez que Portugal é representado por um projecto made in no âmbito destes prémios, na categoria Sensibilização e Envolvimento dos Cidadãos.

“O Museu na Aldeia alcançou o importante e ilustre reconhecimento por um júri conceituado e especializado, que honra todas as comunidades, museus, municípios e parceiros envolvidos, bem como a própria equipa do projecto, feito que o coloca no apuramento para o Grande Prémio e o Prémio Escolha do Público.”

A candidatura do projecto Museu na Aldeia aos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra "procurou alcançar o reconhecimento do trabalho colaborativo em rede, que os intervenientes dos 26 municípios têm desenvolvido nos últimos anos, de forma dedicada junto das comunidades de idosos, que tanto usufruíram da valorização do seu património cultural e das tradições que fazem parte do seu passado, do seu presente e merecem, definitivamente, fazer parte do seu futuro".

A Cerimónia de Entrega dos Prémios acontecerá no dia 26 de Setembro na Ópera Estatal de Praga, na República.

O projecto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura como parceira que reúne museus, câmaras municipais, juntas de freguesia, associações e instituições dos 26 municípios em rede.

Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre outros.

Como Votar no Projecto Museu na Aldeia:

O Prémio Escolha do Público é atribuído através de um sistema de votação aberto ao público, através da plataforma da Europa Nostra. A votação teve início no dia 11 de Agosto e encerra a 11 de Setembro de 2022.

  1. Entre no website Europa Nostra - aqui;

  2. Escolha os seus 3 projectos favoritos, por ordem de preferência (o primeiro recebe 3 pontos, o segundo 2 pontos e o terceiro 1 ponto);

  3. Valide a votação no seu e-mail (sem esta confirmação o voto não será contabilizado).

Poderá, ainda, ajudar o projecto SAMP Museu na Aldeia a ganhar maior destaque durante esta votação deixando um comentário ou mensagem na página do website Europa Nostra, no final da votação.

Veja Também