Sociedade
Projecto sobre envelhecimento do Politécnico de Leiria vence Orçamento Participativo de Pombal
SOPHIA promove um envelhecimento activo e saudável
O SOPHIA - Projecto Educativo de Combate à Fragilidade Sénior venceu Orçamento Participativo de Pombal, com um valor de cerca de 97 mil euros, permitindo ao Politécnico de Leiria servir mil idosos não institucionalizados, residentes nas 17 freguesias daquele concelho.
Segundo uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria, o projecto assenta na intervenção na comunidade, com o intuito de promover um envelhecimento activo e saudável, evitando ou atrasando a institucionalização e combatendo a solidão.
Este projecto foi criado no âmbito do AGEING@LAB, um laboratório promotor de um envelhecimento activo com a máxima de manter o idoso no seu domicílio durante o maior tempo possível.
O SOPHIA assenta em dois eixos: investigação, com o propósito de ser um marco inovador e diferenciador em estudos sobre o envelhecimento, e intervenção na comunidade, através do Centro Educativo Sénior de Pombal, onde são desenvolvidas actividades estímulo validadas cientificamente.
Iniciado em Janeiro deste ano no Núcleo de Formação de Pombal do Politécnico de Leiria, num consórcio entre o Politécnico de Leiria, a ANGES - Associação Nacional de Gerontologia Social e o Município de Pombal, o AGEING@LAB surgiu com o objectivo de servir 30 idosos da freguesia de Pombal, contando actualmente com 130 participantes.
“O SOPHIA foi submetido ao orçamento participativo com o intuito de podermos alargar as actividades actualmente promovidas no AGEING@LAB, a todos os idosos residentes nas freguesias do concelho, que por incapacidade de transporte, dificuldades sócio-económicas, isolamento ou falta de apoio sócio-familiar, se vejam impossibilitados de frequentar as actividades realizadas na zona mais central da cidade”, explica Ricardo Pocinho, responsável pelo projecto, citado na nota de imprensa.
De acordo com o Politécnico de Leiria, o projecto visa o desenvolvimento de programas de educação contínua, aquisição de novas competências e actualização de conhecimentos, através de oficinas de saúde e bem-estar, de actividade física, de ciência das artes, de estímulo da mente, de línguas do mundo ou de literacia digital, conferindo um sentimento renovado de importância e propósito aos idosos, que se mantêm durante o maior tempo possível, e com qualidade de vida, no seu domicílio e junto à sua comunidade.
“No âmbito das actividades do AGEING@LAB, que decorrem ao longo de todo o dia no Núcleo de Formação de Pombal, temos também visitado algumas freguesias do concelho, e a adesão e o entusiasmo têm sido enormes. O que nos faz prever que, graças à implementação do SOPHIA e à expansão das actividades a todo o concelho, chegaremos a mil idosos”, salienta o professor do Politécnico de Leiria.
Ricardo Pocinho acrescenta que a concretização do projecto permitirá ainda gerar empregabilidade, já que serão criados cinco novos postos de trabalho.