Sociedade
Protecção Civil de Leiria regista 18 ocorrências à passagem da depressão Ingrid
Câmara de Leiria faz o balanço dos incidentes registados entre as 00 e as 20 horas de hoje
Desde a 00 até às 20 horas de hoje, a Protecção Civil de Leiria registou um total de 18 ocorrências.
Segundo informou divulgada pela Câmara de Leiria, na sequência da depressão Ingrid no concelho verificaram-se três quedas de árvores, duas quedas de elementos de construção em estruturas edificadas, dois movimentos de massa e duas limpezas de via e sinalização de perigo.
A autarquia contabilizou ainda uma desobstrução de canais entupidos e acções temporárias para evitar novas obstruções e um dano ou queda de redes de fornecimento eléctrico.
Foram também efectuados sete patrulhamentos, reconhecimentos e vigilância.
Os dados do Município referem que foi na freguesia da Maceira que se verificaram mais ocorrências (6), seguindo-se em Marrazes e Barosa (4), Leiria, Pousos, Barreira e Cortes (3), Parceiros e Azoia (2), Caranguejeira (1), Coimbrão (1) e Ortigosa (1).
"Aproveitamos para esclarecer que são os acessos ao areal da Praia do Pedrógão que estão vedados e não os acessos rodoviários. Faremos novo ponto de situação assim que se justificar", acrescenta a autarquia.
Quase todo o território nacional continental está em estado de prontidão especial de nível 3 (a escala vai de 1 a 4, sendo 4 o mais elevado) até à noite de sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da Ingrid.
Prevê-se chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão por Portugal continental, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido vários avisos vermelhos (o mais grave numa escala de três), laranja (o segundo mais grave).