Sociedade
Provocam problemas respiratórios, alergias e as folhas cortam: acção contra a erva-das-pampas em Óbidos
Planta exótica invasora que provoca sérios danos nos ecossistemas
A Associação PATO e Intertidal - Natureza e Aventura, com o apoio da Câmara das Caldas da Rainha e da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, promovem no dia 8 de Outubro, sábado, uma acção de voluntariado ambiental na Lagoa de Óbidos, para combater uma das espécies invasoras exóticas que, mais rapidamente, está a alastrar por Portugal, a erva-das-pampas.
Além de ser um verdadeiro desastre ambiental, devido à rapidez com que se apodera de qualquer solo disponível, destruindo ecossistemas e as espécies naturais de Portugal, é também um problema para a saúde.
Também conhecida por plumas, é uma planta exótica invasora, originária da América do Sul, introduzida para fins ornamentais, que provoca alergias e as folhas são cortantes.
Razão pela qual, a organização avisa para a necessidade de os voluntários levarem camisolas de manga comprida, para protecção dos cortes, e máscara para prevenir alergias, luvas de jardinagem e tesoura de poda.
A erva-das-pampas produz muitas sementes - uma planta feminina pode produzir até 1 milhão de sementes - que são facilmente dispersas pelo vento, originando focos de invasão em locais distantes.
O momento de maior dispersão acontece entre entre fins de Setembro e início de Novembro.
Inscrição até às 17 horas de dia 7 de Outubro
Programa da acção ambiental
Data: 8 de Outubro (sábado)
Horário: 10h - 13h
Destinatários: público geral
Local: Praia da Lagoa de Óbidos, Foz do Arelho (39°25'29.6"N 9°12'37.4"W)