Sociedade

PSD de Leiria pede explicações públicas à aquisição dos imóveis da antiga Excelis por 1,8 ME

19 set 2022 17:29

Sociais-democratas criticam ainda falta de investimento nas freguesias não urbanas

psd-de-leiria-pede-explicacoes-publicas-a-aquisicao-dos-imoveis-da-antiga-excelis-por-18-me

A Comissão Política de Secção do PSD Leiria desafiou hoje a Câmara de Leiria a explicar e a tornar público o relatório de avaliação que sustenta a aquisição dos imóveis da antiga Excelis por 1,8 milhões de de euros.

Num comunicado assinado pelo presidente da Concelhia, José Augusto Santos, o PSD adianta desconhecer “detalhes” que “permitam, para já, dar opinião acerca do projecto do futuro “Parque Aquapolis Leiria”, se é que “alguma vez este se concretizará”.

“Certo é que o valor de 1,8 milhões de euros gastos na aquisição de terrenos, em zona de cheia, em que 73% são terrenos rústicos e mais de 40% da área total é espaço agrícola não urbanizável, zona de espalhamento de dejectos suinícolas, com instalações degradadas, e que há menos de um ano era possível adquirir por valores muito substancialmente inferiores, carece de ser melhor explicado e do conhecimento dos leirienses”, destaca o presidente da Concelhia do PSD.

O PSD critica ainda que um investimento de 1,8 milhões de euros, naquilo que a autarquia “apelida de projecto estratégico” na Ponte das Mestras, na Barosa, “mais um investimento na cidade”, “onde pretende integrar o horto municipal e o futuro “Parque Aquapolis Leiria”, e aí instalar o novo centro logístico da Câmara e dos SMAS [Serviços Municipalizados de Água e Saneamento]”.

“As freguesias não urbanas vão continuando a aguardar a sua vez de receber investimentos equivalentes. Um investimento não inserido numa estratégia coerente, que pense e idealize soluções integradas de futuro na organização do território, e que sobrepõe prioridades”, acrescenta a nota.

O PSD afirma que “quando o País e o mundo se preocupam e discutem a poupança e a utilização racional da água, e outros Municípios encerram ou restringem a utilização das suas piscinas, o Município de Leiria idealiza a construção de um parque aquático, em que diz: ‘a água será um elemento central’”.