Sociedade

PSD de Leiria rejeita desunião do partido na votação do regulamento do centro histórico

27 fev 2023 20:22

Branca Matos votaria contra se documento fosse hoje a reunião de Câmara

psd-de-leiria-rejeita-desuniao-no-partido-na-votacao-do-regulamento-do-centro-historico

"O PSD de Leiria está unido e mobilizado na oposição ao PS na Câmara Municipal de Leiria". É assim que começa um comunicado dos sociais-democratas lido hoje pelo presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Leiria, numa conferência de imprensa, onde José Augusto Santos sublinhou a união entre os diferentes órgãos do partido.

A posição do PSD surge cerca de uma semana depois da última reunião de Assembleia Municipal, na qual os deputados do PSD se ausentaram da sala aquando da votação do novo Regulamento do Centro Histórico de Leiria. Nesta reunião, os sociais-democratas foram ainda confrontados pelo presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, que se mostrou "perplexo" com a atitude, já que existiam votações opostas sobre o regulamento do centro histórico na Câmara e na Assembleia Municipal.

“A articulação entre a Comissão Política Concelhia, a senhora vereadora Branca Matos e o grupo do PSD na Assembleia Municipal, é uma realidade, que sai reforçada, estando todos focados no exercício de uma oposição forte e assertiva ao executivo do PS, afirmando-se na defesa dos interesses de Leiria e dos leirienses”, adiantou José Augusto Santos.

Em reunião de executivo, a vereadora votou favoravelmente o documento, o que mereceu o reparo do presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), na Assembleia Municipal, face à tomada de posição dos sociais-democratas, referindo ainda que o PSD tinha dado contributos durante o período de discussão pública do documento.

Branca Matos, a única representante do PSD no executivo, depois dos outros dois sociais-democratas se terem desfiliado, salientou que “depois de ver com muita atenção e exaustivamente o documento, sobretudo depois da Assembleia Municipal, verifiquei que existiam situações” que a deveriam ter levado a votar contra. “Estou aqui para dar a cara e para dizer que por mais divergências que possam existir dentro de casa, estamos unidos como partido pelos ideais pelos quais fomos eleitos”, acrescentou.

O presidente da Comissão Política Concelhia acrescentou que Branca Matos, "face aos constrangimentos temporais entre a apresentação da proposta de alteração ao Regulamento do Centro Histórico, e a sua colocação à votação em reunião de câmara", constatou "que o regulamento em causa é manifestamente contrário ao que se pretende que seja um instrumento, que, salvaguardando a
identidade do centro histórico de Leiria, promova a sua reabilitação".

“Que fique claro que a posição do PSD é apenas uma: somos claramente contra, embora na assembleia tomássemos uma posição de abandono no momento da discussão. A razão foi explicada, mas volto a referir: tivemos a versão final do documento dois dias antes, propusemos o adiamento do ponto ou a criação de uma comissão que avaliasse e discutisse em profundidade e melhorasse aquela que viesse a ser a versão final do regulamento, mas o PS recusou”, afirmou o líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, Carlos Poço.

José Augusto Santos contrariou as declarações de Gonçalo Lopes, que referiu na Assembleia Municipal que o PSD “participou no período de
discussão pública”, ao afirmar que não houve contributos ao documento. "Em sede de discussão e participação pública do Projecto de Alteração ao Regulamento do Centro Histórico de Leiria, nem a Comissão Política Concelhia, nem a senhora vereadora Branca Matos, nem o grupo do PSD na Assembleia Municipal, apresentou qualquer documento que, ponto por ponto, artigo por artigo, tivesse o contributo do PSD que fosse integrado no documento final".

O líder do PSD na Assembleia Municipal lamentou ainda que Gonçalo Lopes "não explicasse, não esclarecesse, nem discutisse" o regulamento. "Levantámos 12 questões sobre dúvidas que havia sobre o referido regulamento e não houve discussão nenhuma e ninguém veio esclarecer as dúvidas. Começa a ser recorrente não haver discussão e haver apenas votação. Não estamos lá só para votar, queremos participar e dar a nossa opinião e a Assembleia Municipal é o local próprio", frisou Carlos Poço.