Sociedade

PSD distrital quer primárias, voto electrónico e menos deputados

11 abr 2016 00:00

Congresso aprova moção pela reforma do sistema político

psd-distrital-quer-primarias-voto-electronico-e-menos-deputados-3688
Maria Anabela Silva

A realização de primárias para a escolha de candidatos, a introdução do voto electrónico e a criação de círculos uninominais, com a possibilidade de voto preferencial, são algumas das propostas contidas na moção que a distrital de Leiria do PSD levou ao congresso nacional do partido, realizado no último fim-de- -semana.

O documento, aprovado pelos congressistas, defende também que é preciso abrir a discussão sobre a redução do número de deputados e alargar a limitação de mandatos a todos os titulares de cargos políticos que exerçam essas funções a tempo inteiro.

Rui Rocha, presidente da distrital e primeiro subscritor da moção, reconhece, em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, que muitas destas propostas não são novas, mas acredita que este “é um bom momento” para começar a implementar algumas.

“Sem [eleições] legislativas no horizonte, há tempo suficiente para aprofundar as propostas e dar consequência a essa discussão, dando um sinal às pessoas de que queremos contrariar o distanciamento entre eleitos e eleitores”, afirma.

O líder da distrital entende que, em matéria de combate ao “afastamento das pessoas da política”, é preciso “passar das palavras aos actos”. A título de exemplo sublinha a importância de criar círculos uninominais, com a possibilidade de voto preferencial, permitindo aos eleitores escolherem os seus deputados.

Rui Rocha defende ainda a necessidade de introduzir o “voto electrónico ou em mobilidade”, de forma a que as pessoas possam “exercer o seu voto onde estiverem”. “Como é que num país do Simplex ainda não é possível exercer o voto com recurso a novas tecnologias?”, lê-se no texto da moção da distrital.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.