Saúde
(Psico)Humanizar: quando o invisível se torna essencial é o tema do encontro de saúde mental
Iniciativa decorre nos dias 28 e 29 de Maio no Cineteatro de Alcobaça

(Psico)Humanizar: quando o invisível se torna essencial é o tema do Encontro de Saúde Mental da Região de Leiria, que decorre nos dias 28 e 29 de Maio, no Cineteatro de Alcobaça.
"O Encontro de Saúde Mental da Região de Leiria, edição de 2024, vem trazer à discussão pública a problemática da saúde mental em esferas muito distintas, desde a intervenção em grupos e áreas específicas, sem esquecer o papel dos afectos no contexto preventivo e interventivo. A promoção, a intervenção e a prevenção como um todo, unindo profissionais e comunidade, num contexto interdisciplinar de partilha de conhecimento", explica Joana Correia, directora do Serviço de Psicologia Clínica e da Saúde da ULSRL, em representação da Comissão Organizadora do evento.
A iniciativa, promovida conjuntamente pelos Serviços de Psicologia Clínica, Psiquiatria e Saúde Mental, e Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) tem como objectivo abordar temáticas que ajudem a compreender, trabalhar e destigmatizar a doença mental, promovendo a saúde da população.
O primeiro dia do encontro terá a dinamização de três workshops paralelos dedicados à Intervenção em Crise na Comunidade, à Ludoterapia e à Dimensão do Género.
No período da tarde, realiza-se o primeiro painel de discussão, que irá abordar O papel dos afectos na intervenção em Saúde Mental, onde são analisados os tópicos: A relação terapêutica, A vinculação e O papel das famílias.
No segundo dia do evento está agendado o painel sobre Intervenção na vulnerabilidade, onde são apresentadas as temáticas: Doença mental e Migrações, Doença mental e Sem Abrigo e Doença mental e Parentalidade.
Segue-se a abordagem à Intervenção em grupos terapêuticos, com destaque nas áreas de Luto, Psicose e Comportamento Alimentar.
O último painel, que decorre a partir das 14:30 horas, fala sobre Intervenção em Crise nas áreas de emergência psicológica, intervenção em cenários de crime e de catástrofe.