Sociedade

Quatro incêndios registados este ano no centro histórico de Leiria

20 mai 2016 00:00

Na semana passada, as chamas consumiram edifício devoluto na Rua da Beneficência

quatro-incendios-registados-este-ano-no-centro-historico-de-leiria-4156
Maria Anabela Silva

Os números
338 Entre 2012 e 2014, registaram-se no concelho de Leiria 338 ocorrências de incêndio em edifícios habitacionais e em equipamentos

40 elementos dos Bombeiros Municipais de Leiria e dos Voluntários de Leiria e da Maceira combateram o incêndio registado, na semana passada, na Rua do Beneficência.

 

Este ano, os bombeiros já foram chamados, por quatro vezes, a combater incêndios no centro histórico de Leiria. A situação mais grave ocorreu na semana passada, na noite de quarta para quinta-feira, quando as chamas consumiram um imóvel devoluto localizado na Rua da Beneficência (junto ao Terreiro).

O edifício ficou destruído, mas a rápida intervenção dos bombeiros, que em menos de uma hora conseguiram controlar o fogo, impediu a propagação do incêndio aos edifícios vizinhos. Por precaução, foram evacuadas duas habitações. Segundo Artur Figueiredo, comandante dos Bombeiros Municipais de Leiria, a rede de bocas-de-incêndio existente na zona funcionou de “forma excelente” e o acesso ao local ocorreu “sem dificuldades”. Mas nem sempre é assim.

“Por regra, nos centros histó- ricos a principal dificuldade [do combate a um incêndio desta natureza] são os acessos, a degrada- ção do parque habitacional e o estacionamento indevido”, refere Ricardo Santos, vereador da Câmara de Leiria responsável pelo centro histórico. A essas dificuldades, Artur Figueiredo acrescenta outra: a ocupação de imóveis devolutos por “estranhos” e o acumular de vegetação e de lixo nesses locais, situações que podem proporcionar este tipo de ocorrências.

Por isso, o comandante dos bombeiros apela aos proprietários de edifícios devolutos que procedam ao seu encerramento, de “modo a impedir o acesso ao seu interior por estranhos” e recomenda que seja feita a limpeza de lixo e vegetação e a retirada de material pendente nos imóveis, como telhas e caleiras, que possa cair na via pública.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.