Sociedade

Quem diz que ninguém gosta de Religião e Moral?

9 mai 2016 00:00

Adesão à disciplina é elevada nas escolas de Vieira de Leiria

(Fotografia:Daniela Franco Sousa)
(Fotografia:Daniela Franco Sousa)
(Fotografia:Daniela Franco Sousa)
(Fotografia:Daniela Franco Sousa)
Daniela Franco Sousa

Apesar de ser uma disciplina de frequência facultativa e cujos resultados da avaliação não são considerados nem para efeitos de retenção nem para o cálculo das médias, há alunos para quem a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católicas (EMRC) conta muito. É o caso dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, onde a taxa de adesão à disciplina entre os 5.º e o 12.º anos é de 100% e onde, mesmo no primeiro ciclo, apesar de ser última disciplina do dia, a taxa de frequência de EMRC é de 91%.

Para quase todos os alunos deste agrupamento e para as suas famílias, tão importante é a disciplina para a formação cívica dos jovens, que por estas turmas têm passado não apenas crianças católicas, como também de outros credos, ou até sem credo algum. E são vários os responsáveis por este nível de popularidade da disciplina.

A começar pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã, passando pelo Secretariado Diocesano do Ensino Religioso na Escola, que nesta região é presidido pelo pároco Gonçalo Diniz e “que muito tem apostado na formação dos professores”, adiantam Joaquim Lourenço e Carlos Lourenço, ambos docentes de EMRC em Vieira de Leiria.

Importantes são também os novos manuais “de topo” e a contribuição da direcção do agrupamento, que tem dado carta branca a todas as actividades de EMRC, concedendo até sala própria para as aulas da disciplina, LUISALA contam os professores.

E, não menos importante, é o entusiasmo e a originalidade dos professores, contam os próprios alunos. Carlos Lourenço, por exemplo, é, além de professor de EMRC, catequista e treinador de futebol dos jovens, criando laços com os miúdos que vão muito além do perímetro escolar.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo