Saúde

Quer engravidar e vai de férias? Cuidado com o zika

12 ago 2018 00:00

Consulta do viajante é recomendada para saídas fora da Europa

quer-engravidar-e-vai-de-ferias-cuidado-com-o-zika-9079

Verão é sinónimo de férias. As viagens para destinos de praia são cada vez mais procuradas, mas têm os seus riscos, nomeadamente, quando o local escolhido é fora da Europa. A consulta do viajante é recomendada para serem dados conselhos sobre os cuidados a ter e eventuais vacinas a tomar.

Ana Silva, responsável pela consulta do viajante em Leiria, alerta os casais jovens que pretendam engravidar em breve para evitarem destinos como América do Sul, Ásia ou África, onde prolifera o zika. “Temos alertado para isso, porque tem de haver um resguardo, de pelo menos seis meses, não só para a mulher, como para o homem, que também é transmissor”, explica a médica.

Nestas situações, o conselho é que optem por destinos na Europa ou a norte da Flórida. Além dos cuidados a ter com a picada dos insectos, Ana Silva alerta ainda para algumas doenças presentes nestes destinos como a febre amarela e o dengue. “É recomendado que se faça, pelo menos uma vez, a consulta do viajante para se ter noção de cuidados básicos.”

A especialista revela, por exemplo, que o ibubrofeno, é “desaconselhado para os destinos referidos”. Segundo explica, “não se devem tomar anti-inflamatórios” para o dengue ou zika, já que pode “provocar hemorragias”.

E, o problema, diz, é que as pessoas podem desconhecer que uma simples febre ou sintomas de constipação podem estar associadas à picada do zika ou ao dengue. Além dos cuidados com as picadas de insectos, comer e beber de tudo é também desaconselhado. “Há quem diga que: ‘se eles lá comem isso e bebem a água…’ Mas, cada habitante está habituado à “porcaria” do seu país. Nós estamos habituados à rede bacteriana da Europa, mas não à de outros continentes”, constata.

Por isso, é preciso ter cuidado com a água corrente (nem serve para lavar os dentes), ao gelo e cocktails, que “podem ser feitos com água da torneira” e “há alimentos que se devem evitar”. As vacinas são recomendadas para determinados casos: “depende do tempo em que se vai estar e do tipo de viagem”.

“Se a pessoa vai ficar um mês a fazer voluntariado ou fazer turismo de mochila às costas terá uma profilaxia diferente de quem vai com tudo organizado para um resort.” No entanto, além das vacinas que integram o Plano Nacional de Vacinação, Ana Silva aconselha a que qualquer turista seja imunizado para a hepatite A.

Na zona do leste da Europa, depois da Áustria, há registo de encefalite da carraça, que é provocada pela picada deste parasita, pelo que a vacina pode ser uma opção, assim como a protecção contra a encefalite japonesa, presente na Ásia.

 

Obrigatório
- Paracetamol
- Medicamento para a diarreia
- Probióticos
- Anti-alérgico
- Antibiótico (apenas recomendado pelo médico)
- Protector solar
- Creme para queimaduras
- Repelente de insectos