Economia

Quer um topping diferente no gelado? Na MyIced há um de larvas

18 ago 2021 15:33

Empresa de Leiria compra os insectos (tenebrio) a uma organização portuguesa “ que já tem esta produção activa e legalizada no nosso país”

quer-um-topping-diferente-no-gelado-na-myiced-ha-um-de-larvas
Topping extra estará disponível em todas as lojas MyIced aderentes
DR

Dois anos após a “experiência extraordinária” de cobrir os seus gelados de iogurte, crepes ou waffles com o topping de insectos liofilizados, a MyIced passa agora “esta iguaria” de forma definitiva para o cardápio das coberturas disponibilizadas pela marca.

“A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informou o mercado nacional, no final de Junho, que é aplicada a autorização transitória para a venda e consumo humano de um conjunto de espécies de insectos, aplicando assim os Regulamentos da União Europeia nesta matéria”, explica a empresa de Leiria em comunicado.

Assim, a partir desta semana este topping extra estará disponível em todas as lojas MyIced aderentes.

João Gouveia, gestor nacional da MyIced, esclarece que a marca optou por adquirir o fornecimento das larvas (tenebrio) a uma empresa portuguesa, a Portugal Bugs, que já tem esta produção activa e legalizada no nosso país.

O responsável destaca que a marca “pretende sobretudo proporcionar novas experiências gustativas aos seus fãs, seguindo uma linha estratégica coerente que procura desafiar o convencional e apostando em eixos como a alimentação saudável e ambientalmente sustentável”.

“O MyIced Top Bugs constitui uma proposta certamente disruptiva, mas que irá completar um menu onde há muito pontuam os gelados de iogurte vegan, halal e kosher, sem glúten, sem açúcar e sem lactose, bem como o bubble tea e as bubble waffles”, refere ainda o fundador da Myiced.

De acordo com a empresa, os insectos comestíveis MyIced Top Bugs “não têm antibióticos, corantes artificiais, aromatizantes, conservantes ou MSG; são ricos em nutrientes e proteínas, pobres em carbohidratos e uma grande fonte de fibras, minerais e aminoácidos”. São desidratados através de um processo de liofilização: são congelados sob vácuo e o gelo formado é volatilizado.

Segundo a FAO, citada pela MyIced, há actualmente registo do consumo humano de mais de 1900 espécies de insectos: escaravelhos (31%), lagartas (18%), abelhas, vespas e formigas (14%). Gafanhotos, cigarras, térmitas, libelinhas e moscas são outras espécies consumidas.