Sociedade
Queres estudar num colégio internacional? Inscreve-te
Até 1 de Novembro estão abertas as candidaturas para jovens portugueses dos 16 aos 18 anos para estudarem no estrangeiro num dos 18 colégios do movimento UWC

Estão abertas, até dia 1 de Novembro, as candidaturas para jovens portugueses, dos 16 aos 18 anos, que desejem terminar o ensino secundário num dos 18 colégios do movimento United World Colleges (UWC) espalhados pelo mundo.
Alemanha, Singapura, Reino Unido, Tanzânia ou Itália são alguns dos países para onde poderão ir estudar.
"A UWC Portugal encoraja todos os alunos que frequentam os 10.º, 11.º ou 12.º anos de escolaridade a candidatarem-se. Nos UWC, os alunos poderão conviver e aprender num ambiente multicultural que privilegia a cooperação entre povos através da educação, do serviço comunitário e do voluntariado social", refere uma nota de imprensa.
Os candidatos são seleccionados com base "numa avaliação de mérito e a ajuda financeira é atribuída consoante o contexto económico da família". "Nenhum candidato deve ser desencorajado de se candidatar por motivos financeiros", assegura a UWC.
Os alunos seleccionados terão oportunidade de, ao longo dos dois anos, estudarem o currículo International Baccalaureate (diploma reconhecidointernacionalmente, que, em Portugal, tem equivalência ao 12.º ano) e também reconhecimento em universidades internacionais.
"Procuramos estudantes que revelem compromisso com os valores UWC, incluindo o entendimento intercultural, o respeito mútuo e a vontade de gerar um impacto positivo nas suas comunidades. Avaliamos ainda a resiliência e capacidade de adaptação necessárias para uma experiência educativa exigente e internacional, em regime de internato", esclarece a UWC.
Segundo a nota de imprensa, os UWC foram criados em 1962 com o objectivo de promover o entendimento para a paz e o desenvolvimento sustentável. Nelson Mandela, presidente honorário dos UWC, descreveu o Waterford Kamhlaba UWC (Eswatini) como “um farol de esperança na noite escura do apartheid”.
Os 18 colégios UWC estão espalhados por todo o mundo (Itália, Reino Unido, Tailândia, Costa Rica, Hong-Kong, Arménia, China, Holanda, Índia, Bósnia-Herzegovina, Japão, Canadá, Noruega, Alemanha, Tanzânia, Singapura, Estados Unidos da América e Eswatini).
Cada colégio tem representadas cerca de 80 nacionalidades, promovendo a diversidade de alunos e docentes. Em 1969 foi selecionada a primeira aluna portuguesa a representar Portugal nestes colégios. Há, neste momento, 28 alunos seleccionados pela UWC Portugal a frequentar UWC.
Todos os documentos relativos às candidaturas e demais informações estão disponíveis no site da Associação UWC Portugal.