Sociedade
Quinta do Escuteiro alvo de furto na madrugada de segunda-feira
Centro Escutista Quinta do Escuteiro situa-se na Batalha
Na madrugada de dia 28 de Dezembro, parte significativa da rede de vedação do novo terreno do Centro Escutista Quinta do Escuteiro, situado na Batalha, foi desmontado e levado por desconhecidos.
“Este Centro move-se em grande parte pelo espírito de entrega, voluntariado e de serviço dos escuteiros de Leiria-Fátima, que se deslocam dos vários pontos da região escutista para se dedicarem a este projecto comum, iniciado há cerca de 35 anos”, faz saber a instituição em comunicado.
“A colocação da rede, no passado dia 2 de Dezembro, foi o início de um projecto maior, de valorização deste terreno adquirido há cerca de três anos, de modo a que as comunidades locais e dos restantes concelhos a que pertencem os agrupamentos de escuteiros da região de Leiria-Fátima possam vir a usufruir de um espaço que poderá ter outras funções além das que tem tido até agora”, prossegue a mesma fonte.
“Este furto entristece-nos profundamente, mas não nos desmotiva”, afirma Daniela Casimiro, responsável pelo Centro.
Nessa medida, informa a instituição, “os trabalhos de valorização prosseguirão, de modo a que a Quinta do Escuteiro possa continuar a estar ao serviço não só dos escuteiros mas também de outras associações e empresas, dos oito municípios da região escutista de Leiria-Fátima, de grupos de amigos ou de famílias”.
Todos fazem parte de um grupo bastante numeroso que se pode sentir feliz ao colaborar ou a usufruir deste espaço”, remata. A situação foi reportada à GNR da Batalha, que irá acompanhar o caso e reforçar a fiscalização na zona.
Numa comunicação enviada pela Quinta do Escuteiro aos agrupamentos de escuteiros da região de Leiria-Fátima foi ainda feito um apelo no sentido de que todos possam colaborar para a salvaguarda dos bens da Quinta do Escuteiro, adoptando medidas simples para que situações destas não voltem a acontecer. Como, por exemplo, quem mora ou passa perto da Quinta do Escuteiro esteja alerta e, caso note alguma situação estranha ou suspeita, contacte a GNR da Batalha ou a Quinta do Escuteiro.