Viver

Rastilho reedita Peste & Sida e a mítica banda vai passar pelo Beat

22 out 2015 00:00

Editora de Leiria tem feito um trabalho único na conservação do património musical nacional das últimas décadas. Já este ano havia reeditado a discografia d'Os Censurados

rastilho-reedita-peste-sida-e-a-mitica-banda-vai-passar-pelo-beat-2308
Jacinto Silva Duro

Clique em cima para recordar os Peste & Sida

A editora de Leiria Rastilho reeditou os três primeiros álbuns da mítica banda punk Peste & Sida, quase 30 anos depois da sua primeira edição.

Os trabalhos chegaram às lojas na sexta-feira em vinil e em CD e, pela primeira vez, nos serviços de distribuição de música digitais. Os álbuns Veneno (1987), Portem-se bem(1989) e Peste & Sida É que é (1990) estavam esgotados há mais de 15 anos.

O lançamento foi na Fnac do Chiado, onde se reuniram membros da formação original da banda. Pedro Vindeirinho, responsável pela Rastilho, recorda que, a hipótese concretizou-se quando, há cerca de um ano, estava a trabalhar para a reedição da discografia d'Os Censurados e falou com Orlando Cohen, um dos músicos daquela banda e dos Peste & Sida, que lhe deu o “alento” que faltava para lançar mãos à tarefa.

O designer de Leiria João Diogo fez o artwork e ainda foi preciso tratar os registos originais. “Havia gravações em DAT que tiveram de ser convertidas”, diz Vindeirinho. Falta ainda o álbum Eles andam aí, de 1992, da formação original da banda.

A 6 de Novembro, os Peste & Sida vão dar um concerto de “relançamento” no RCA Club, em Alvalade, com a formação agora liderada por João San Payo e os convidados João Pedro Almendra e Fernando Raposo, da formação original.

A 5 de Dezembro, os Peste & Sida passarão pelo Beat Club em Leiria.