Saúde

Reabilitação cardíaca contribui para prevenir novos enfartes

29 set 2022 17:07

Unidade de Leiria comemora cinco anos

reabilitacao-cardiaca-contribui-para-prevenir-novos-enfartes
Exercício físico e uma alimentação saudável integram programa no hospital de Leiria
Ricardo Graça

Depois de um evento agudo cardíaco, uma das principais preocupações é evitar um novo episódio. O Hospital de Santo André, do Centro Hospitalar de Leiria, criou há cinco anos a Unidade de Reabilitação Cardíaca, que tem vindo a reduzir a mortalidade cardiovascular e as readmissões hospitalares. As mudanças de hábitos e comportamentos dos utentes são conseguidos através de um programa, que tem uma duração entre oito e 12 semanas, e que incentiva os utentes à prática do exercício físico e um estilo de vida saudável.

Entre os 150 doentes que já passaram por esta unidade, há a lamentar três óbitos, dois dos quais por terem patologias “graves” e outro por incumprimento das recomendações. “Está provado que a reabilitação cardíaca bem feita consegue ter um impacto na redução da mortalidade e de novos enfartes igual ou superior a qualquer medicamento de ponta ou até tratamentos mais agudos, como as angioplastias”, diz Alexandre Antunes, coordenador da Unidade de Reabilitação Cardíaca do CHL, acreditada pela Sociedade Europeia de Cardiologia.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ