Viver

Realizador de Leiria é o único português seleccionado para festival de cinema com inteligência artificial em Espanha

24 mai 2023 08:33

Bruno Carnide está entre os finalistas do +RAIN Film Fest, de Barcelona, que se apresenta como o primeiro festival europeu dedicado ao cinema com inteligência artificial

realizador-de-leiria-e-o-unico-portugues-seleccionado-para-festival-de-cinema-com-inteligencia-artificial-em-espanha
Imagem do projecto "Janeiro", concluído em 24 horas
DR

A curta de animação Janeiro, feita por Bruno Carnide inteiramente com recurso a inteligência artificial, é um dos filmes seleccionados pelo +RAIN Film Fest, um novo certame, organizado pela Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona, Espanha, que se apresenta, precisamente, como o primeiro festival europeu dedicado ao cinema com inteligência artificial.

Bruno Carnide é o único português entre os 10 finalistas, provenientes de oito países e seleccionados de entre 48 propostas.

Janeiro, com 2 minutos e 22 segundos, surgiu no primeiro dia do ano (de 2023) e é uma reflexão sobre a capacidade da inteligência artificial para criar objectos que concorrem com a arte e com os artistas.

“As imagens não foram captadas, desenhadas ou modeladas por ninguém. O texto não foi escrito nem falado por ninguém. A música não foi composta nem tocada por ninguém. Tudo foi gerado por computador com recurso apenas a palavras ou indicações que dei. No fundo eu só tive que ter uma pequena ideia, uma frase, e a habilidade de juntar tudo”, explicou, à data, Bruno Carnide, que recorreu a ferramentas como o Dall-E (para gerar imagens), FakeYou (vozes) e Soundraw (música), entre outras, para completar o projecto em apenas 24 horas.

Com um programa que inclui colóquios e sessões de projecção, o +RAIN Film Fest acontece a 14 de Junho e está associado ao Sónar+D 2023.

Somos protagonistas de uma nova aventura intelectual e criativa para iniciar um caminho pouco explorado até ao momento, o de descobrir o que significa realizar filmes com inteligência artificial, e devemos estar abertos a como nos podem surpreender os formatos que se criem a partir de agora”, comentou o director do festival, Jordi Balló, citado numa nota de divulgação.

Os membros do júri do +RAIN Film Fest também já são conhecidos: o cineasta e professor de cinema Bill Cusick; o tecnólogo Cristóbal Valenzuela; a artista, escritora e filósofa Joanna Zylinska; a presidente da Academia de Cinema Catalão Judith Colell; e o escritor, músico e investigador Lluís Nacenta.

Realizador de Leiria lança segundo filme com inteligência artificial

Já esta semana, Bruno Carnide partilhou um novo projecto, Maio, uma curta de animação 2D criada só com recurso a ferramentas de inteligência artificial.

“Este foi um processo mais longo que o primeiro, mais complexo e também mais assustador, utilizando unicamente ferramentas gratuitas e disponíveis online”, explica o realizador de Leiria.

“Ao invés das sete ferramentas de inteligência artificial que utilizei no primeiro filme (das quais algumas já se tornaram obsoletas e desapareceram em poucos meses), para este processo, bem mais ambicioso, foi necessário utilizar 16”, detalha.

Mais uma vez, “o ser humano só foi necessário para dar indicações e juntar as peças”.