Sociedade
Receita com IMI em Leiria subiu mais de 30% desde 2012
Este aumento foi um dos argumentos apresentados pelos vereadores do PSD para sustentaram a sua proposta de redução da taxa de IMI de 0.375 para 0.30%.
Desde 2012, ano em que entraram em vigor as reavaliações de imóveis, as receitas arrecadas com o IMI pela Câmara de Leiria subiram mais de 30%. Naquele ano, o imposto rendeu à autarquia cerca de 13,8 milhões de euros, valor que, em 2015, subiu para 19,7 milhões.
Este aumento foi um dos argumentos apresentados pelos vereadores do PSD para sustentaram a sua proposta de redução da taxa de IMI de 0.375 para 0.30%. No entanto, a maioria socialista não se deixou convencer e manteve os valores em vigor. “Se estivesse na oposição talvez fizesse a mesma proposta, porque tem efeitos eleitoralistas. Mas é preciso perceber os efeitos do alargamento das isenções nas receitas do próximo ano”, disse Raul Castro, presidente da Câmara, na última reunião de executivo.
A título de exemplo, o presidente da câmara apontou as isenções concebidas aos agregados com filhos, que, em 2017, irão abranger quase 12.500 famílias a quem serão atribuídas reduções de 20, 30 e 70 euros, caso tenham um, dois ou três ou mais dependentes.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.