Sociedade

Recolha de bens alimentares no fim-de-semana de 28 e 29

20 nov 2015 00:00

Bancos Alimentares Contra a Fome voltam aos estabelecimentos comerciais para recolher bens para os mais necessitados.

recolha-de-bens-alimentares-no-fim-de-semana-de-28-e-29-2514

Os Bancos Alimentares Contra a Fome vão realizar mais uma campanha de recolha de bens alimentares nos hipermercados, supermercados e minimercados das suas zonas de acção, a serem posteriormente distribuídos, através de Instituições de Solidariedade Social, a muitos cidadãos carenciados.

Na nossa região esta iniciativa é levada a cabo pelos Bancos Alimentares Contra a Fome de Leiria e do Oeste, e decorrerá em todos os concelhos do distrito nos dias 28 e 29 de Novembro.

Ao longo desse fim-de-semana, os voluntários estarão à porta de cada superfície comercial que colabora com esta causa, devidamente identificados com autocolantes ou t-shirts do Banco Alimentar, disponibilizando os sacos com o respectivo logotipo, convidando todos a aliarem-se, uma vez mais, a esta iniciativa.

A participação é simples: basta colocar no saco fornecido os bens alimentares que se deseje, de preferência produtos não perecíveis (leite, arroz, massas, óleo, azeite, açúcar, farinha, conservas, etc) que serão, mais tarde distribuídos mensalmente, através das 62 IPSS com as quais os Bancos Alimentares tem acordos, às cerca de 10.500 pessoas carenciadas da nossa região.

Este ano, no Oeste, a campanha cobre também diversas freguesias onde quem não se possa deslocar às grandes superfícies poderá, ainda assim colaborar, como na Praça da Fruta das Caldas da Rainha.

Doações online e vales alimentares

A par da recolha realizada nos supermercados, o Banco Alimentar Contra a Fome disponibiliza ainda, outras possibilidades de doação, como é o caso da campanha online, em que poderá aceder ao site www.alimentestaideia.net e fazer o seu donativo.

Também é possível adquirir os vales alimentares disponíveis nas caixas dos supermercados, que são pagos no acto da compra e, posteriormente, reconvertidos, nos alimentos, que se deseje doar e referentes ao código de cada vale, sendo que esta é “uma ajuda que não pesa mas vale”.

Esta campanha dos vales irá decorrer de 28 de Novembro a 6 de Dezembro.

Os Bancos Alimentares Contra a Fome alertam para a relevância do contributo da sociedade civil portuguesa para com esta causa, devido ao continuado agravamento da situação socio-económica com que se debate um cada vez maior número de famílias.