Viver
Rede Cultura 2027 cria grupo de trabalho para castelos e fortalezas
O Horizonte 26 é o mais recente grupo de trabalho criado pela Rede Cultura 2027, entidade que reúne os 26 municípios que integram a candidatura de Leiria a capital europeia da cultura
O primeiro encontro do grupo de trabalho Horizonte 26 da Rede Cultura 2027 realizou-se ontem, 2 de Novembro, em Torres Vedras.
Dedicado a património como castelos, fortes e fortalezas, o Horizonte 26 é o mais recente grupo de trabalho criado pela Rede Cultura 2027, entidade que reúne os 26 municípios que integram a candidatura de Leiria a capital europeia da cultura.
Um objectivo do Horizonte 26, segundo a Rede Cultura 2027, é “destacar o património cuja vocação primeira passou por velar pelas comunidades que viviam e se movimentavam num determinado território, imóveis de natureza defensiva, como castelos, torres e povoados fortificados, fortalezas ou fortes, e de natureza civil, como faróis, fachos e torres de vigia, que cuidavam do bem-estar, mas também do saber, e de onde, do alto, se tornava possível a atitude reflexiva”.
O grupo estabeleceu já três linhas mestras para o trabalho a desenvolver: Identidade, Cuidar e Horizonte.
É reconhecido o contributo do património cultural edificado na construção da matriz identitária da comunidade onde se insere e estabelecido um desafio com novos horizontes.
“Entre estes contam-se Horizontes onde era possível pensar e gerir um território, gerar e operacionalizar a mudança. No pensamento do século XXI, estes são elementos-chave de uma sociedade mais democrática e de cidadania cultural plena”, diz Paulo Lameiro, coordenador do grupo executivo da Rede Cultura 2027, citado em nota de imprensa.