Viver
Redescobrir a antiga pousada da juventude com música e artes
Antes e depois: o jardim interior está totalmente renovado e promete ser um dos lugares mágicos do festival A Porta, que abre o imóvel a 12 de Junho com concertos de Salvador Sobral (com André Santos) e Daniel Bernardes
Um lugar adormecido no centro histórico de Leiria, abandonado há dez anos, volta a estar acessível, já este mês, durante 19 dias.
Noutros tempos, chegou a figurar entre as pousadas da juventude com mais reservas de hóspedes e mais números de Cartão Jovem emitidos a nível nacional, conta Ilda Serra, a primeira gestora do alojamento turístico inaugurado em 1984.
Fechado pelo Governo em 2012, numa reorganização da rede administrada pela cooperativa Movijovem, o edifício desperta entre 12 e 30 de Junho para receber o festival A Porta e a exposição colectiva Casa Plástica, sessões de cinema e concertos de Daniel Bernardes, Pedro Branco, Fugly, Silvino Branca, Luís Jerónimo com Rui Gaspar e Salvador Sobral com André Santos.
As acções abertas ao público aproveitam o jardim interior com anfiteatro e a área mais antiga do imóvel, cuja construção remonta ao século XIX.
Na origem da decisão do Governo, em 2012, estão as deficientes condições técnicas e de segurança, que continuam por resolver ou até se agravaram desde o encerramento.
Ilda Serra, que ali morou até ao último dia, de 1984 a 1988 e depois entre 2000 e 2012, acredita que com obras o espaço pode ser novamente a pousada da juventude de Leiria. E, talvez, aproveitar a explosão do turismo em Portugal.
Um dos objectivos da equipa que organiza o festival A Porta é precisamente activar o diálogo sobre a utilização do edifício – que é propriedade do Estado, através do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) – para onde o executivo liderado por Gonçalo Lopes na Câmara de Leiria imagina a expansão da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.