Sociedade

 Reforço de 20 milhões de euros para projectos municipais na Região Centro 

4 mai 2021 17:02

Aprovadas mais 35 novas candidaturas nas áreas da educação, saúde e património, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020)

reforco-de-20-milhoes-de-euros-para-projectos-municipais-na-regiao-centro
Reforço visa estimular o investimento público na região Centro
Ricardo Graça

Os projectos municipais na Região Centro terão um reforço de 20 milhões de euros, sendo que 35 novas candidaturas nas áreas da educação, saúde e património foram aprovadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Numa nota de imprensa, citada pela Lusa, a CCDRC explica que o Centro 2020 “aprovou 35 novas candidaturas”, que “representam uma comparticipação de fundos europeus de 11,7 milhões de euros, e reforçou o financiamento em 72 candidaturas já anteriormente aprovadas num montante de 8,4 milhões de euros”.

“Estes projectos, enquadrados nos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, celebrados com as comunidades intermunicipais (CIM), são uma resposta do Programa Centro 2020 à necessidade de estimular o investimento público, relevante para a retoma económica e social, tendo em conta o contexto provocado pela pandemia de covid-19”, refere.

A mesma nota adianta que os apoios concedidos têm como destino investimentos em edifícios escolares, centros de saúde e monumentos classificados, “enquanto equipamentos determinantes para qualificar os territórios, dotando-os de infra-estruturas que melhoram os serviços à disposição das populações e tornando-os mais atractivos”.

Citada na nota de imprensa, a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, sustenta que “este reforço de dotação dos pactos estabelecidos com as comunidades intermunicipais representa um esforço significativo do Programa Regional do Centro, alocando mais recursos a áreas prioritárias, como a educação, com mais 12 milhões de euros, saúde, com mais 2,2 milhões de euros, ou património cultural e natural, com mais 5,8 milhões de euros”.

“O reforço de financiamento em projectos aprovados de 8,4 milhões de euros significa um contributo para a liquidez dos municípios”, realça Isabel Damasceno.

 

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.