Sociedade
Região de Leiria investe 420 mil euros na integração de migrantes
Comunidade Intermunicipal viu aprovada a candidatura que apresentou ao Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração 2030 (FAMI)
![regiao-de-leiria-investe-420-mil-euros-na-integracao-de-migrantes](https://jornaldeleiria.pt/uploads/g/s/t/migrantes-770x470-gstd.jpg)
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) viu aprovada a candidatura que apresentou ao Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração 2030 (FAMI), para a implementação de um plano intermunicipal para a integração de migrantes, que abrangerá os dez municípios deste território. O projecto apresentado prevê um investimento global na ordem dos 420 mil euros, dos quais, 315 mil serão financiados através do FAMI.
“Este programa tem como objectivo desenvolver estratégias de actuação concertadas entre as diversas entidades locais que intervêm na área das migrações, promovendo uma abordagem multi-sectorial e integrada que facilite a plena integração dos migrantes na sociedade”, explica uma nota de imprensa da CIMRL.
Segundo o comunicado, a aprovação desta candidatura "permitirá fortalecer a cooperação inter-institucional e aumentar a eficácia das acções a nível local". Dessa forma, a CIMRL pretende assegurar que "todos os migrantes tenham acesso aos recursos, ao apoio e às oportunidades necessários para a sua inserção na comunidade de acolhimento".
Em declarações à agência Lusa, o primeiro secretário executivo da CIML, Paulo Batista Santos, adiantou que, entre as acções previstas, está a melhoria do "acesso dos migrantes a serviços essenciais, como saúde, educação, habitação e assistência social”, bem como a promoção "da empregabilidade e a inclusão económica" destes cidadãos.
O plano pretender também “facilitar a integração cultural e a participação activa dos migrantes na comunidade local” e “fortalecer a cooperação intermunicipal e a capacitação das entidades locais para a gestão de questões relacionadas com a migração”.