Desporto
Ricardo Porém de fora do Dakar e João Ferreira segura lugar na geral
Ricardo Porém vai continuar no Dakar Experience, sem integrar a classificação
A etapa seis não correu da melhor forma para Ricardo Porém e Nuno Gouveia. A dupla leiriense viu-se obrigada a abandonar a prova, devido a problemas no veículo.
“O nosso MMP não aguentou este Dakar. Fizemos tudo o que sabíamos, mas a juventude do carro foi posta à prova da pior forma e acabámos por ficar num lugar recôndito da etapa, sem forma de sair de lá sem ajuda externa. Informei a equipa e fomos informados que havia um camião atrás de nós, que poderia ajudar ou, em derradeiro caso, rebocar-nos”, começa por contar Ricardo Porém.
“Contactei o camião, forneci as coordenadas e tranquilizei a equipa, garantindo que a ajuda estava a caminho. Mas, como muitas vezes acontece, tudo se complicou. O camião sofreu uma avaria e não conseguiu vir ao nosso encontro. Assim, tive de solicitar outra equipa de mecânicos para nos localizar, já passava 4h20m em horário saudita”, explica ainda.
Os participantes só chegaram ao bivouac pela manhã, já de fora do Dakar.
Contudo, Ricardo Porém e Nuno Sousa permanecem nas areias da Arábia Saudita, para o Dakar Experience, ou seja, percorrem na mesma o percurso previsto, mas sem fazerem parte da classificação.
O percurso de João Ferreira, já na etapa sete, também viveu algumas peripécias. A segundos do líder Guillaume DeMevius, o piloyo deparou-se com uma falha no roadbook da prova, o que o fez perder muito tempo. Este tempo foi ‘devolvido’ pela organização, uma vez que outros participantes também se depararam com a mesma situação.
“A navegação foi realmente desafiante hoje. Arrancámos em segundo e acabámos por ultrapassar o Guillaume depois de ele ter um pneu furado. A partir daí, fomos abrindo a pista e esta foi uma experiência nova para mim e não foi fácil. Depois veio o caos da navegação, com o erro do roadbook. Seguimos o DeMevius e o Nasser e parámos lado a lado para trocar impressões. Estávamos totalmente perdidos. Mas a organização acabou por nos compensar esse tempo, o que nos permite salvar o 9.º lugar à Geral”, mencionou o jovem leiriense, navegado por Filipe Palmeiro.
A dupla ainda perdeu cerca de 20 minutos devido a um problema no Mini e um furo.
Amanhã, o único piloto de Leiria em competição enfrenta uma especial entre al-Duwadimi e Riyahd de 487 quilómetros, com 250 quilómetros de ligações.