Sociedade

Risco de incêndio eleva distrito de Leiria para alerta vermelho este domingo

12 set 2020 19:25

Decisão da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deve-se à persistência de tempo quente e seco

risco-de-incendio-eleva-distrito-de-leiria-para-alerta-vermelho-este-domingo
Distrito de Leiria passa do nível laranja para vermelho
DR

Leiria está entre os distritos colocados esta tarde em estado de alerta especial nível vermelho pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), juntamente com Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Setúbal e Santarém, devido ao elevado risco de incêndio.

Segundo a agência Lusa, a “persistência de tempo quente e seco com agravamento nos índices de risco de incêndio rural para muito elevado e máximo para grande parte do território nacional” justifica a decisão da ANEPC, que no caso do distrito de Leiria eleva o nível de alerta de laranja para vermelho, até às 23:59 horas de domingo, 13 de Setembro.

As previsões do IPMA indicam que as temperaturas podem chegar aos 38ºC no concelho de Alcobaça e aos 36ºC ou 37ºC noutros concelhos do distrito de Leiria.

Durante este período é proibida a realização de queimas e queimadas e o uso de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, e são proibidos o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais "previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios”, bem como a proibição da caça e a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria.

A situação de alerta implica ainda o reforço da prontidão dos meios e dos agentes que participam nas operações de prevenção e combate a incêndios rurais e a ativação das estruturas de coordenação, quer de nível nacional, quer nos distritos onde esta declaração se aplica.

Os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão permanecer em estado de alerta especial de nível laranja.