Viver

RONDA Leiria Poetry Festival recebe mais de 200 convidados de 40 países

1 mar 2021 20:39

O Festival terá este ano a sua primeira edição internacional

ronda-leiria-poetry-festival-recebe-mais-de-200-convidados-de-40-paises

Entre 12 e 21 de Março, mais de 200 convidqados oriundos de cerca de 40 países vão apresentar-se no RONDA Leiria Poetry Festival, em entrevistas, conferências, debates, workshops, vídeo-poemas, espectáculos musicais e performances poéticas.

O Festival terá este ano a sua primeira edição internacional: Passa de Ronda Poética a RONDA Leiria Poetry Festival e, para se afirmar numa dimensão global, foram convocadas as cidades da Rede das Cidades Criativas UNESCO, nas diversas áreas, e alguns festivais e instituições internacionais. Todos responderam prontamente, montando mesas e entrevistas, convocando os seus poetas e projectos poéticos, refere uma nota de imprensa.

“Do ponto de vista do Município este será um dos eventos mais importantes em termos culturais para Leiria, além de representar a sua - imagem de marca -, dado que é um evento colaborativo que surge da vontade e capacidade de diversas pessoas e entidades que se unem para tornar a cultura mais abrangente”, afirmou Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, na conferência de imprensa de hoje que apresentou o programa do RONDA Leiria Poetry Festival.

Para o autarca, “este evento vai contribuir para tornar Leiria mais interventiva e conhecida no contexto cultural internacional”.

A Anabela Graça, vereadora da Cultura, considerou que o RONDA, "além de um encontro de poetas" é "uma festa das palavras".

“Leiria é uma cidade de poetas e, porque estamos a comemorar os 400 anos da morte do nosso poeta maior, Francisco Rodrigues Lobo, lançámos o festival com dimensão mundial – do mundo para Leiria e de Leiria para o mundo, numa afirmação de Leiria como Cidade Cultural”, concluiu.

Mentor da Ronda Poética e ligado ao projecto desde o início, Paulo Costa considerou que “Leiria é uma cidade que tem a poesia na sua génese”, ao destacar que “a poesia não é para nichos, mas para toda a gente”.

“É com muito orgulho que a Arquivo está associada a este projecto”, adiantou João Nazário, para quem a ambição de levar autores portugueses ao estrangeiro e trazer autores estrangeiros a Portugal, é, entre outros aspectos, a demonstração de que Leiria vê na Cultura uma das principais apostas para o seu futuro.

A decorrer ao longo de dez dias, de 12 a 21 de Março de 2021, o RONDA Leiria Poetry Festival, apresenta-se online num formato inovador e pioneiro, devido ao estado de excepção vivido em todo o mundo, encontrando-se alojado numa plataforma online a partir de Leiria, em https://leiriapoetryfestival.com/  e de alguns hubs na Europa, Américas e África, com oradores e performers a juntarem-se simultaneamente, podendo também ser acompanhado em https://www.facebook.com/LeiriaCultura

Entre as mesas, as entrevistas, os lançamentos de livros e os concertos, ao longo dos dez dias, haverá poetas de todo o mundo a lerem os seus poemas, vídeo-poemas e pequenas performances poéticas, numa verdadeira babel poética em que todas as apresentações serão feitas na língua de origem, refere a nota de imprensa.

O Ronda Leiria Poetry Festival faz uma ronda pelo mundo e traz poetas europeus, dos PALOP, países mais presentes nos nossos festivais, mas também Colômbia, Equador, México, Guatemala e até Sérvia, Roménia, Filipinas, Turquia, Tunísia ou Quénia, pouco presentes nos nossos eventos literários.

Porque Leiria é uma cidade Criativa da Música UNESCO, a relação música / poesia não foi descurada.

Ao longo dos dez dias do festival cada dia termina com um concerto, como As Cancões Possíveis, de Manuel Freire (a partir de Os poemas possíveis, de José Saramago), Rita Redschoes, que musicou poemas de Francisco Lobo Rodrigues, ou Pinhal del Rei com um concerto assente no cancioneiro tradicional português e nas cantigas de D. Dinis, entre muitos outros.

Também assente na estratégia que Leiria submeteu à UNESCO e que lhe valeu a designação de Cidade Criativa, este evento cria pontes com as outras áreas artísticas, como o teatro, com o espectáculo O Globo de Saramago – 1933, ou a pintura, com um diálogo entre Nuno Júdice e Isabel Pavão, ou a dança, com Fernando Duarte e Solange Melo a dançarem poesia, ou as media arte, com o projecto de Paulo Costa Nas suas Casas os Homens.

Toda a programação do RONDA Leiria Poetry Festival pode ser consultada em https://leiriapoetryfestival.com/