Viver

Rota da Pintura Naturalista vai unir Figueiró dos Vinhos, Sertã e Ferreira do Zêzere

1 out 2023 08:45

Protocolo assinado entre os três municípios liga museus dedicados a José Malhoa, Túllio Victorino e Alfredo Keil

rota-da-pintura-naturalista-vai-unir-figueiro-dos-vinhos-serta-e-ferreira-do-zezere
Paisagem (Figueiró dos Vinhos), 1908, da autoria de José Malhoa
DR

A obra dos pintores naturalistas José Malhoa, Túllio Victorino e Alfredo Keil inspira o protocolo que três municípios dos distritos de Leiria, Castelo Branco e Santarém assinaram no último Dia Mundial do Turismo.

A colaboração entre as autarquias visa abrir caminho à criação da Rota da Pintura Naturalista, entre outros projectos de carácter turístico e cultural.

Os espaços âncora da Rota da Pintura Naturalista serão o Casulo de Malhoa (em Figueiró dos Vinhos), a Casa Museu Túllio Victorino (em Cernache do Bonjardim, Sertã) e o Museu Alfredo Keil (em Ferreira do Zêzere).

O protocolo assinado na Sertã suporta-se no pressuposto de que os três municípios partilham um território histórico e cultural comum, marcado pelo vale do rio Zêzere, “que foi procurado, ao longo de séculos, por vários artistas para inspiração e cenário de muitas obras, como é o caso do movimento pictórico naturalista”, é referido numa nota de divulgação.

“Alfredo Keil, José Malhoa e Túllio Victorino souberam interpretar, valorizar e ampliar o território através da sua arte, não só no concelho onde cada um se fixou, mas também nos concelhos vizinhos, na sequência dos fortes laços de amizade que criaram”, lê-se no texto partilhado pelo município da Sertã.