Sociedade

Roteiro histórico quer revelar importância da Mata Nacional de Leiria

27 set 2022 17:32

Projecto pretende dar a conhecer a importância das actividades ligadas à Mata Nacional de Leiria, preservando memórias.

roteiro-historico-quer-revelar-importancia-da-mata-nacional-de-leiria
Redacção/Agência Lusa

Dar a conhecer a importância das actividades ligadas à Mata Nacional de Leiria é o objectivo de um roteiro histórico que a Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) quer criar até ao final do ano.

Denominado Roteiro Histórico do Pinhal do Rei, “foi preparado para recuperar e preservar memórias da importância do pinhal na região e do seu impacto no desenvolvimento do território e das comunidades”, adiantou a ADAE, numa informação enviada à agência Lusa.

Segundo aquele comunicado, o projecto será materializado "através de um roteiro histórico e dinâmico, com pontos de interpretação ligados à história do Pinhal de Leiria, às atividades da madeira, resinagem e arte xávega, dominantes nos concelhos de Leiria e Marinha Grande”.

Naquela nota, a ADAE explica que o objectivo é “retratar as interacções que as comunidades estabeleceram com o seu território, ao longo da história, nomeadamente com as paisagens, os recursos, as produções locais, as técnicas e o saber-fazer, os hábitos e costumes, entre outros”.

A iniciativa visa também “melhorar a oferta turística no território, atrair mais visitantes, prolongar a sua estada e, ainda, melhorar a experiência” de quem se desloca à região.

Fonte da ADAE adiantou que o projecto, com a duração de dois anos, representa um investimento de 55.300 euros, co-financiado pelo Programa Centro 2020.

“É um roteiro que procura recuperar o impacto que as actividades ligadas ao pinhal tiveram na comunidade que dele dependia, desde a actividade da resina, da madeira e do carvão, entre outras”, afirmou a mesma fonte.

Após a informação estar recolhida e tratada, “pretende-se a criação de um circuito de interpretação com a colocação de painéis em locais onde as actividades se devolveram”, disse, salientando que esta é uma “forma de atrair turistas” num local que, há quase cinco anos, foi fustigado por incêndios.

“Por exemplo, havia uma linha de caminho-de-ferro que atravessava a mata para facilitar o transporte da madeira. Este é um dos pontos que queremos dar a conhecer neste circuito de interpretação”, adiantou.

Com o Roteiro Histórico Pinhal do Rei, vão ser divulgadas “outras vertentes da mata que não a natureza, contribuindo para preservar a cultura e a identidade deste território”.

O Pinhal de Leiria, também conhecido por Mata Nacional de Leiria e Pinhal do Rei, é propriedade do Estado. Tem 11.062 hectares e ocupa dois terços do concelho da Marinha Grande. A principal espécie é o pinheiro-bravo. No incêndio de 15 de Outubro de 2017, ardeu 80 por cento da sua área.