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Rui Miranda: Colégio Dr. Luís Pereira da Costa em três palavras: Aluno, Família e Comunidade

9 jun 2021 16:35

Diretor do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa

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Rui Miranda
DR

Quais são os alicerces em que assenta o Projeto Educativo desta instituição de ensino?
Com o nosso Projeto Educativo, procuramos desenvolver uma organização com objetivos claros em que o corpo docente e restantes colaboradores desenvolvam o currículo orientados por princípios, atitudes e valores, finalidades e estratégias que confiram ao Colégio um clima e uma cultura próprios e adequados ao processo educativo dos seus alunos. No âmbito da filosofia defendida pelo Colégio, o Projeto Educativo assenta sempre sobre três vetores: Aluno, Família e Comunidade, procurando sempre a valorização  e o sucesso dos alunos, bem como o desenvolvimento e consolidação da comunidade onde estamos inseridos. Por isso, pela importância que atribuímos à nossa comunidade, o tema do Projeto Educativo do Colégio é CDLPC… Somos COMUNIDADE!

Em termos de oferta formativa, no âmbito do Ensino Profissional, o que oferece o colégio no próximo ano letivo?
Para o próximo ano letivo, ano de 2021 / 2022, o nosso Colégio já tem estabelecido, por via da Rede do Ensino Profissional, a oferta constituída pelos seguintes cursos:
• Curso Profissional Técnico de Informática – Sistemas;
• Curso Profissional Técnico de Desporto;
• Curso Profissional Técnico de Comunicação e Serviços Digitais;
• Curso Profissional Técnico de Desenho de Construções Mecânicas.

Que benefícios traz, para um aluno, a opção por um curso profissional?
A formação de um Curso Profissional contém uma acentuada componente prática, que permite valorizar o desenvolvimento de competências técnicas dirigidas para o exercício de uma profissão ou, se for essa a vontade, para continuar a formação ao ingressar no ensino superior. Os Cursos Profissionais têm uma componente sociocultural mais teórica – comum a outras modalidades de ensino - , uma componente científica e técnica específica de cada área que permite a aquisição de conhecimentos e de competências para o exercício de uma profissão, complementada com um contexto prático da Formação em Contexto de Trabalho (FCT), que é, no fundo, um estágio numa empresa ou instituição. Constatamos, assim, que os cursos profissionais dão aos alunos a oportunidade de viverem, de forma real, o contexto profissional de uma área profissional. Contudo, importa referir que esta componente mais prática, mais direcionada para a preparação para o exercício de uma profissão, não impede os alunos de ingressarem no ensino superior. Pelo contrário, é objetivo governamental que os alunos do ensino profissional prossigam a sua formação, ingressando em instituições de ensino superior, garantindo, num futuro próximo, uma elevação dos conhecimentos e competências dos trabalhadores portugueses. A experiência adquirida, nestes cursos, e a noção sustentada do contexto profissional podem até facilitar a aprendizagem no ensino superior, pois os alunos conseguem aplicar os conhecimentos na prática. Os alunos do ensino profissional podem, através de uma modalidade de concurso regional, concorrer diretamente à instituição na qual pretendem ingressar e são as universidades e politécnicos a decidir os critérios decisivos, baseados nas aptidões dos alunos. Por outro lado,  faço notar que estes alunos, para além da certificação de ensino secundário, recebem ainda uma certificação profissional, resultado do percurso de qualificação de Nível 4, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). A Prova de Aptidão Profissional (PAP) é uma prova elaborada pelos alunos do Ensino Profissional, para completarem o seu  curso, e que consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto ou numa atuação, bem como do respetivo relatório final. Esta prova é de uma importância vital, porque exige a aplicação das competências profissionais e dos conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de curso.

O que distingue, a seu ver, esta escola de todos os outros estabelecimentos de ensino?
O Colégio Dr. Luís Pereira da Costa procura todos os dias, em cada ação, em cada momento, através de todos os seus colaboradores, docentes e não docentes, responder à satisfação dos nossos alunos, suas famílias e da nossa comunidade. Todo o nosso foco está centrado no aluno, nas suas necessidades e no desenvolvimento das suas competências, procurando que cada um cresça como aluno e como pessoa. Este foco, que, por vezes, parece uma obsessão, é o farol que em cada momento nos guia. A assunção desta responsabilidade para com cada aluno, ou sua família, permite que os nossos alunos alcancem os seus sonhos, ingressem no ensino superior nas opções pretendidas, entrem no mercado de trabalho como pessoas competentes, responsáveis, sérias e possam, nas suas vidas privadas, serem pessoas bem formadas. Para nós, cada aluno é um membro da nossa família. O seu sucesso é, sem sombra para dúvidas, a melhor recompensa para o nosso trabalho e dedicação.

Defina o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa em três palavras.
Sem pensar duas vezes, Aluno, Família e Comunidade.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990

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