Viver

S.A. Marionetas estreia quarta produção num ano com dois prémios e 52 espectáculos

21 dez 2021 13:30

A companhia de Alcobaça anuncia o balanço de 2021: quatro estreias e 52 apresentações em 32 localidades, com nove produções diferentes

sa-marionetas-estreia-quarta-producao-num-ano-com-dois-premios-e-52-espectaculos

Aljubarrota 1385 – A Batalha, de Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre, é a nova produção da S.A. Marionetas, colectivo que, em 2021, estreou mais três espectáculos: Alfredo - O Coleccionador de Borboletas, de José Manuel Valbom Gilc, Margens da Batalha: As Mulheres de Aljubarrota, de Elsa Childs, e El Retablo de Maese Pedro, uma ópera de Manuel de Falla, em co-produção com a Orquestra Filarmonia das Beiras, com a maestrina convidada Rita Castro Blanco, os cantores Vera Silva, Pedro Cruz e Tiago Matos e apresentação de Jorge Castro Ribeiro.

No ano que agora chega ao fim, a companhia de Alcobaça recebeu o prémio do público para melhor espectáculo no Mó Festival Marionetas e Objectos de Oeiras (com Portucale) e o prémio de melhor manipulação (com o Teatro Dom Roberto) no festival Materinka em Liberec, na República Checa. No estrangeiro, mas virtualmente, participou ainda no festival Valise, na Polónia.

Organizada com o apoio do programa Garantir Cultura, do Município de Alcobaça, da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e do comércio e industria do concelho, a 24ª edição do festival Marionetas na Cidade em Alcobaça está nomeada para os prémios Iberian Festival Awards na categoria Non Music Festival, além de manter o selo de qualidade europeu EFFE – Europe for Festivals Festivals for Europe.

Aljubarrota 1385 – A Batalha procura explicar a importância histórica e fundacional da Batalha de Aljubarrota, vencida pelos portugueses contra os exércitos castelhanos, e integra o projecto Rede Cultural - Aljubarrota 1385, uma parceria entre os municípios de Alcobaça, Batalha e Porto de Mós, com financiamento aprovado no âmbito da candidatura Programação Cultural em Rede do Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020.

A Rede Cultural – Aljubarrota 1385 também apoiou Margens da Batalha: As Mulheres de Aljubarrota, uma co-produção com A Corda e a Companhia Livre e mais de 50 pessoas em palco.

Noutro momento colaborativo, a S.A. Marionetas apresentou em Maio, no Museu da Marioneta de Lisboa, o espectáculo Consonância, com o pianista e compositor Daniel Bernardes.

Ao todo, são 52 apresentações em 2021, em 32 localidades, com nove produções diferentes.

A companhia S.A. Marionetas, apesar de ter enfrentado o seu maior desafio como estrutura profissional de marionetas devido à situação criada pela Covid-19, onde viu toda a agenda suspensa até Maio, felizmente, manteve-se viva, conseguindo com muita dificuldade superar este interregno e incógnita sobre o seu futuro”, refere a equipa, numa nota de balanço do ano.

A companhia de Alcobaça associou-se à entrada do Dom Roberto no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial no É só Palheta – 1.º Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto. E participou na Maratona de Robertos do Museu da Marioneta de Lisboa.

Em 2022, a S.A. Marionetas vai assinalar 25 anos de actividade ininterrupta.