Viver

S.A. Marionetas: um ano difícil e uma nova personagem, a drag influencer

27 dez 2020 18:12

Companhia de Alcobaça com 15 sessões ao vivo de cinco produções diferentes, em 2020

sa-marionetas-um-ano-dificil-e-uma-nova-personagem-a-drag-influencer
Um novo projecto para as redes sociais
DR

Chama-se Mariolinda Tradespi e é, segundo a companhia S.A. Marionetas, de Alcobaça, “a drag influencer que faltava”.

A nova criação da S.A. Marionetas, que marca a actividade da companhia neste final de ano, “é um projecto a desenvolver nas redes sociais e pretende ser um espaço de diversão mas também de reflexão para diversos assuntos”.

Está a ser difícil manter a actividade mas graças ao esforço de várias entidades públicas e privadas a companhia S.A. Marionetas vai resistindo a todo este mundo novo. Agradecemos do fundo do coração a todos os que têm acreditado que este projecto tem futuro”, lê-se numa nota enviada à imprensa com o balanço de 2020.

No ano que agora termina, a S.A. Marionetas começou por receber o Prémio de Melhor Música Original pelo espectáculo Consonância, com o pianista Daniel Bernardes, atribuído pelo blog Guia dos Teatros.

Em 2020, a companhia de marionetas com sede em Alcobaça apresentou 15 sessões de cinco produções diferentes e orientou oito formações em construção e manipulação de marionetas de várias técnicas.

Presente nos eventos Mariofa Festival Internacional de Marionetas, Objectos e Formas Animadas (Funchal), May Faire On Line (Londres), RHI Stage On Line, Fora dos Eixos (Santa Maria da Feira), Onda de Verão (Santa Cruz), Estado de Excepção (Monte Real) e Momentos de Natal (Alcobaça), a S.A. Marionetas organizou a 23ª edição do Festival Marionetas na Cidade em Alcobaça que esgotou todos os 11 espectáculos de 10 companhias que apresentaram 26 sessões em três dias.

Foi também o ano de restauro das marionetas do musical Avenida Q, que acaba agora a sua quarta temporada, “com lotações praticamente sempre esgotadas”, no Teatro Maria Matos.

O comunicado da S.A. Marionetas termina com um agradecimento: “Obrigado à República Portuguesa Cultura – DGArtes | Direcção Geral das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundo de Solidariedade para a Cultura, Câmara Municipal de Alcobaça, União de Freguesias Alcobaça e Vestiaria, Pensão Corações Unidos, Hotel Santa Maria, Tasca Zé da Loja, e ao público - o mais importante de todos - que apesar de todas as restrições continua a acreditar e a apoiar no nosso trabalho”.