Economia

Santuário de Fátima vai despedir até 50 trabalhadores

3 set 2020 09:33

Plano de reestruturação em curso prevê dispensa de uma parte dos colaboradores. Queda abrupta de receitas é o motivo apontado

santuario-de-fatima-vai-despedir-ate-50-trabalhadores
Santuário tem actualmente cerca de 300 trabalhadores
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O Santuário de Fátima tem em curso um plano de reestruturação que prevê o despedimento de até 50 pessoas, devido à queda abrupta nas receitas causada pela epidemia.

Carmo Rodeia, porta-voz do santuário, disse à Lusa que foi iniciado um plano de reestruturação que visa a redução de postos de trabalho fixos.

Os trabalhadores foram informados da situação e foi-lhes dada “
a possibilidade de reflectirem sobre a sua situação contratual de forma voluntária. Por isso é prematuro estarmos a falar em números concretos para a redução, mas no final do processo estamos em crer que não chegará à meia centena”, explicou, adiantando que o santuário tem actualmente 308 colaboradores.

A TVI, contudo, adiantou que podem vir a ser dispensados 100 trabalhadores.

“Desde o início da pandemia que verificámos uma diminuição muito expressiva do número de peregrinos, sobretudo estrangeiros. Entre os dias 13 de Março e 30 de Maio, o santuário não teve peregrinos e desde que desconfinámos, retomando as celebrações com a presença de peregrinos, a verdade é que tivemos quebras em Junho, Julho e Agosto nos grupos organizados, sobretudo estrangeiros, superiores a 95%”.

Carmo Rodeia disse ainda que a instituição “garante que a redução dos postos de trabalho será a menor possível para que nunca comprometa aquela que é a missão do Santuário: acolher bem os peregrinos que vão a Fátima”.