Saúde

SAP da Marinha disponível só aos fins-de-semana

30 dez 2025 14:14

Comissão de utentes vai continuar a lutar para manter serviço aberto durante a semana

sap-da-marinha-disponivel-so-aos-fins-de-semana

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) da Marinha Grande vai passar a funcionar apenas aos fins-de-semana e feriados, a partir do dia 1 de Janeiro, entre as 9 e as 13 e as 14 e as 00 horas, período que corresponde ao maior volume de procura registado, justifica a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria.

No âmbito da reestruturação da resposta à população nos cuidados de saúde primários e da reformulação do Serviço de Atendimento Complementar (SAC), actualmente em curso foi efectuada uma análise ao padrão de procura do SAP, nomeadamente nos períodos nocturnos dos dias úteis. “Essa avaliação evidenciou um fluxo reduzido de utentes durante esses turnos, o que levou à decisão de ajustar o modelo de funcionamento do serviço, sem deixar de garantir uma resposta de cuidados de saúde adequada, segura e proporcional às necessidades reais da população”, adianta o conselho de administração da ULS.

A ULS acrescentou que “este modelo será objecto de monitorização contínua, permitindo a introdução de eventuais ajustamentos sempre que a realidade assistencial o justifique”.

Nas situações agudas em dias úteis, entre as 8 e as 20 horas, os utentes devem recorrer às suas unidades de saúde de referência, “onde existe capacidade para dar resposta diferenciada por médicos de família”.

Os utentes deverão ainda contactar previamente a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24, “de modo a obter o encaminhamento mais adequado à sua situação clínica”.

A Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 Horas da Marinha Grande discorda e garante que vai continuar a lutar pela defesa da abertura do SAP durante 24 horas, até como “uma alternativa às urgências caóticas do hospital de Leiria”. Os seus representantes e a vereadora com o pelouro da Saúde na Câmara da Marinha Grande irão reunir-se novamente com a ULS.

Segundo a comissão, o SAP “deixará de funcionar durante os dias da semana, tendo sido rescindido o contrato com o médico que o assegurava durante três noites”.

Referindo-se aos “argumentos invocados pela diretora clínica, nomeadamente quanto ao alegado número reduzido de inscritos nas consultas noturnas do SAP”, a comissão explicou que as “inscrições são feitas por vezes até às 20 horas, mas as consultas decorrem, naturalmente, durante a noite e a madrugada”.