Sociedade

Saúde pública sem metade dos médicos no Pinhal Litoral

5 nov 2020 14:21

Quatro baixas e uma exoneração de funções

saude-publica-sem-metade-dos-medicos-no-pinhal-litoral
Batalha, Porto de Mós e Pombal estão sem delegado de saúde
DR
Maria Anabela Silva

A Unidade de Saúde Pública (USP) do Pinhal Litoral, que abrange os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, está a funcionar com metade dos seus médicos. Quatro dos dez clínicos estão de baixa e o delegado saúde de Pombal, José Ruivo, pediu a exoneração do cargo, deixando as funções esta segunda-feira.

Entretanto, em Ourém, concelho que esteve mais de dois meses sem Autoridade de Saúde após a aposentação de José Martins, a situação já está ultrapassada.

A falta de médicos de saúde pública faz-se sentir em todos os concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde (AceS) do Pinhal Litoral, com excepção da Marinha Grande, onde a Autoridade de Saúde se mantém em funções.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, na Batalha e em Porto de Mós a situação arrasta-se há várias semanas. Os dois delegados de saúde encontram-se de baixa médica, o mesmo acontecendo com a enfermeira de saúde pública afecta a Porto de Mós.

Já na semana passada, a Câmara da Batalha tinha alertado para a situação, num comunicado emitido após reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil, convocada de emergência pelo presidente da Autarquia, ainda antes da decisão do Governo de colocar o concelho na lista dos 121 municípios que, desde esta quarta-feira, estão em confinamento parcial.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, o presidente da Câ

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ