Economia

Seis empresas do distrito vão à Ceramitec com apoio da Nerlei

21 jun 2022 10:52

Feira de cerâmica começa hoje e termina sexta-feira em Munique, na Alemanha

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É a terceira edição consecutiva em que associação de Leiria apoia participação
Jornal de Leiria/Arquivo

Seis empresas do distrito de Leiria vão participar na feira Ceramitec, que começa esta terça-feira, dia 21, termina sexta-feira em Munique, na Alemanha.

As empresas, com actividades ligadas a máquinas, equipamentos e matérias-primas para a indústria cerâmica, contam com o apoio da Nerlei, que pela terceira edição consecutiva apoia a participação de empresas portuguesas no certame.

Do concelho de Leiria estão presentes na Ceramitec a Corbário - Minerais Industriais, empresa que se dedica à extracção de argilas e caulino; a ImpactDistance, com actividade de montagem de material industrial eléctrico; e a Leirimetal, que trabalha na área da fabricação de máquinas industriais, material de construção, cerâmica e vidro.

Do concelho de Alcobaça estão na feira a Metalúrgica Lopes e Capitaz e a RJC - Soluções Industriais, ambas a actuar na área metalúrgica. E do concelho da Batalha participa a Induzir, que se dedica à fabricação de fornos para a indústria cerâmica.

Esta feira internacional, que se realiza de três em três anos, é ponto de encontro para todos os sectores, líderes de mercado, decisores e cadeias de valor que se relacionam com a indústria cerâmica, explica a associação de Leiria em nota à imprensa.

“Por isto e por ter mais de 633 expositores, de 38 países, e por 64% dos expositores e visitantes virem de fora da Alemanha, esta é considerada a feira internacional líder para esta indústria [cerâmica]”.

Esta é uma acção integrada no projecto International Business 2021-23, promovido pela Nerlei, que tem como objectivo promover o desenvolvimento da competitividade e capacidade exportadora num conjunto de PME, através da implementação de um programa estruturado de acções de capacitação das empresas para a internacionalização e de acções promocionais e de marketing em mercados internacionais identificados como prioritários para o reforço das exportações destas mesmas empresas.

É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 2,4 milhões de euros.