Desporto

Sem luz e sem tartan se faz atletismo no concelho da Batalha

28 dez 2020 16:28

Atlético Clube da Batalha pede melhores condições para a centena de atletas que treinam às escuras numa pista obsoleta

sem-luz-e-sem-tartan-se-faz-atletismo-no-concelho-da-batalha
Atlético Clube da Batalha precisa de melhores condições para a evolução dos atletas
Ricardo Graça

Estamos no Inverno e às 18:30 horas já é noite cerrada. É precisamente a essa hora que começa o primeiro treino diário para a rapaziada do atletismo do Atlético Clube da Batalha.

São os miúdos mais novos, benjamins e infantis, que têm de treinar praticamente às escuras. Luz, só “quando há treino de futebol”. A verdade, contudo, é que essa não é a única limitação com que têm de lidar numa base diária.

Há oito anos, quanto decidiu fundar o clube e arrancar com a modalidade na vila, Casimiro Gomes não imaginaria que a adesão da população fosse maciça. Hoje, tem mais de cem atletas, o problema é que a zona desportiva da Batalha nunca esteve - nem está - preparada uma abordagem séria e meticulosa à modalidade.

Mesmo assim, surgem cada vez mais interessados no atletismo. “Aparecem do nada. É um desporto ao ar livre e a procura é cada vez maior.”

Fotografia: Ricardo Graça

 

O espaço não tem mais do que “uma pista de 120 metros com cinco pistas em terra batida” e um “corredor para salto em comprimento cheio de ervas e buracos, que até é perigoso”, sublinha o responsável.

O resto é tudo adaptado: utilizam a estrada para correr, na sede têm um pequeno ginásio, no pavilhão multiusos treinam salto em comprimento e os lançamentos são num bocadinho de terra. “Só peso, porque não há espaço para os outros.”

“Já dá para fazer alguma coisa, mas os atletas vão crescendo e precisam de mais para poderem evoluir. Se tivéssemos as condições de Leiria ou da Marinha Grande poderíamos evoluir mais e ter mais miúdos. É caminho andado para o sucesso.”

Fotografia: Ricardo Graça

 

Ainda assim, campeões distritais e as medalhas obtidas em campeonatos nacionais já não são propriamente uma novidade. A verdade é que surge “muito talento” aos treinos do Atlético Clube da Batalha.

Tanto, que alguns são desviados para clubes mais bem apetrechados da região. “Fico um bocado triste. Gostava que continuassem, mas nunca vou conseguir convencer um miúdo talentoso da Batalha a ficar no clube se tiver um convite de Leiria, onde as condições são perfeitas.”

Para Carlos Carmino, director

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ