Sociedade

Servilusa vai construir crematório em Leiria

15 dez 2017 00:00

Investimento na ordem de um milhão de euros a inaugurar no Outono de 2018.

servilusa-vai-construir-crematorio-em-leiria-7847

A Servilusa irá investir cerca de um milhão de euros na construção de um crematório em Leiria, na sequência do concurso público lançado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

De acordo com o procedimento concursal, a empresa ficará também responsável pela gestão da concessão do equipamento por um período de 20 anos.

Em comunicado, a Servilusa adianta que está já na fase de elaboração de projectos da especialidade, prevendo que a obra comece no início do próximo ano. A inauguração deverá ocorrer “no Outono de 2018”.

Citado por aquele comunicado, o director-geral de negócio da Servilusa, Paulo Moniz Carreira, frisa que “a cremação é uma área de intervenção-chave” neste sector, uma vez que “esta opção representa cerca de 17% dos funerais realizados no País, ultrapassando em algumas regiões os 50%, tendo registado uma taxa de crescimento anual na ordem dos 14%”.

A expectativa, nota Paulo Moniz Carreira, é que esta área continue a crescer, “não só porque existem mais equipamentos, mas também porque é uma opção cujo procura vai continuar a evoluir”.

A construir junto ao cemitério de Leiria, o novo crematório irá servir os dez municípios da CIMRL, cuja população tem agora de recorrer à Figueira da Foz para aceder ao serviço.

Além do forno crematório, a nova estrutura vai disponibilizar “uma sala de última despedida e uma área de preparação de falecidos”. Terá ainda uma área de estar, um cendrário-jardim da memória e uma zona de lazer exterior, “tudo para proporcionar o maior conforto e privacidade para as famílias no momento em que mais necessitam de se sentir apoiadas e respeitadas”, refere o comunicado da Servilusa.