Viver
Sinais. As últimas crónicas de Fernando Alves na TSF apresentadas em Leiria na livraria Arquivo
A apresentação do livro “Sinais. As últimas 50 crónicas na TSF” vai decorrer na quinta-feira
A livraria Arquivo, em Leiria, recebe na próxima quinta-feira, 28 de Março, pelas 18:30 horas, a apresentação do livro Sinais. As últimas 50 crónicas na TSF, de Fernando Alves, com a presença do autor.
O Governo português concedeu recentemente a Medalha de Mérito Cultural a Fernando Alves numa cerimónia que decorreu na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.
Nascido em Lisboa em 1954, Fernando Alves viveu grande parte da infância e juventude em Angola, onde começou a trabalhar na rádio, ainda na adolescência.
Depois de regressar a Portugal em finais de 1975, passou pela Antena 1, antes de, no final da década de 1980, se tornar um dos fundadores da cooperativa de jornalistas que deu origem à TSF, estação onde permaneceu por três décadas e meia e que abandonou no ano passado.
Na nota publicada em Diário da República a propósito da distinção atribuída pelo Governo, pode ler-se que ao longo da carreira Fernando Alves se destacou como autor de programas marcantes, entre os quais Búzio Ardente, O Postigo da Noite, A Espuma dos Dias, Onde Nos Levam os Caminhos, Viagem a Portugal ou Sinais, crónica que escreveu e disse na rádio, todas as manhãs, durante décadas.
“Anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades”, pode ler-se na descrição do podcast nas plataformas de streaming.
Fernando Alves, que se notabilizou também como repórter e editor de informação, está, entretanto, de volta à rádio com o programa Tão Longe, Tão Perto, na Antena 1, e participa também no podcast Um Pouco Mais de Azul com Rita Taborda Duarte e Francisco Louçã.
Sinais. As últimas 50 crónicas na TSF é uma edição da Âncora Editora.