Economia

Smart Region dá prémio internacional à OesteCIM

24 jul 2023 17:34

Esta é uma ferramenta que permite agilizar a gestão do território e tomar decisões muito mais rapidamente

smart-region-da-premio-internacional-a-oestecim
Jacinto Silva Duro

O projecto Smart Region, concebido pelo NOVA Cidade - Urban Analytics Lab e introduzido no território da Comunidade Intermunicipal do Oeste, foi distinguido entre mais de 100 mil entidades pela Esri, entidade líder mundial em software de sistema de informação geográfica (SIG), inteligência de localização e mapeamento.

Esta é uma ferramenta que permite agilizar a gestão do território e tomar decisões muito mais rapidamente. O Oeste Smart Region é uma plataforma analítica integrada de inteligência territorial que oferece capacidades de recolha, armazenamento, processamento e análise de dados, disponibilizando capacidades analíticas nas vertentes descritiva, preditiva e prescritiva.

Imagine que é um presidente de câmara ou de junta de freguesia e que gostaria de saber, em tempo real, quanta riqueza está o seu território a produzir, se há roturas de água ou de saneamento, quanto irá custar a reparação ao erário público ou se há armazenamento de material disponível para as reparações.

Imagine que quer programar o plano de gestão autárquica e orçamento para o próximo ano e necessita de uma visão mais global e actual do que aquilo que os relatórios em papel dos últimos meses lhe dão.

Imagine que consegue ter acesso a tudo isto a partir de uma aplicação no seu telemóvel ou de um painel de controlo no seu computador pessoal, que lhe exibe não apenas os valores reais ao minuto, mas também a perspectiva estatística de cenários diferentes.

O prémio foi anunciado na cerimónia especial do SAG Award, que decorreu durante a Esri User Conference em San Diego, Califórnia, entre os dias 10 e 14 de Julho de 2023. A solução digital concebida pela NOVA IMS – um digital twin ou “gémeo digital”- foi implementado na Comunidade Intermunicipal do Oeste sobre tecnologia Esri, integrando os seus 12 municípios e promovendo a criação de um modelo de governança regional data-driven assente na gestão de informação. Promove a criação de um centro de inteligência territorial promotor de uma mudança de paradigma no planeamento e gestão territorial baseada em factos.

Segundo Miguel de Castro Neto, coordenador do projecto e director da NOVA IMS, o Smart Region nasce da experiência em construção de cidades inteligentes e sustentáveis adquirida pelo NOVA Cidade - Urban Analytics Lab.

Foi construída uma abordagem analítica ao território. “Não estamos apenas a descrever o que está a acontecer, mas estamos já num nível de sofisticação analítica de prevermos o futuro. Contudo, se conseguirmos descrever o passado e prever o futuro, poderemos aplicar a analítica prescritiva”, explica o responsável.