Sociedade

Socorro, vêm aí os exames!

8 jun 2016 00:00

Psicólogo alerta para a pressão sobre jovens

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Alguns alunos dos 2.º, 5.º e 8.º anos realizaram esta semana as provas de aferição, cuja nota final não conta para avaliação. Mas se estes testes não têm peso avaliativo, o mesmo não sucede com os exames finais dos 9.º, 11.º e 12.º anos. Por esta altura, os centros de explicações começam a registar um aumento de procura e o nervoso miudinho já está a crescer em muitos estudantes, apesar da nota do exame, sobretudo no ensino básico, ter um peso residual (30%), raramente alterando a classificação obtida no final do ano lectivo.

Lídia Domingues, do centro de explicações Janela Redonda, confirma que a procura por um apoio extra aumenta ligeiramente nesta fase do ano. “Além dos nossos alunos, temos contactos de outros que querem saber se temos aulas de preparação para os exames.” Em muitos casos, os estudantes precisam de “um empurrão extra” para “consolidar a matéria”. “Há alunos inseguros e estas aulas permitem dar-lhes um pouco mais de confiança e perceberem que não vale a pena estarem nervosos.” No ensino básico, a procura divide- -se quase de igual forma entre Português e Matemática. Em relação ao ensino secundário, é sobretudo o apoio a Matemática que é mais procurado pelos alunos, revela Lídia Domingues.

Também Hélia Zeferino, do Cyrculo de Estudos, concorda que a procura aumenta. “Quem não tem possibilidades de frequentar explicações durante todo o ano, procura um apoio nesta fase”, assegura, informando que no ensino secundário são as disciplinas de Matemática, Português e Fisico-Química as mais procuradas.

Dias antes da realização do exame muitos jovens perdem o apetite, têm insónias e até dores de barriga. O medo de não conseguirem responder às perguntas do exame aumenta o estado de ansiedade.

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