Viver

Sopa Fria, de Marta Monteiro, é a melhor curta do 11.º Leiria Film Fest

13 mai 2024 10:00

O festival terminou ontem à noite com a exibição de todos os filmes vencedores no Teatro Miguel Franco

sopa-fria-de-marta-monteiro-e-a-melhor-curta-do-11o-leiria-film-fest
Uma mulher, vítima de violência doméstica, recorda os anos em que esteve casada e como foi difícil manter-se à tona
DR

Três prémios no mesmo dia para a curta-metragem Sopa Fria, de Marta Monteiro, todos anunciados no sábado, 11 de Maio: Melhor Desenho de Animação dos Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana, em Tenerife, Espanha, e, no 11.º Leiria Film Fest, Melhor Curta do Festival e Melhor Curta-Metragem de Animação Nacional.

Em Leiria, o júri não poupou nos elogios: “Foi o filme mais unânime e é, sem dúvida, o melhor do ano. Pela técnica, realização e narrativa. É mais que um filme. É uma experiência visual que coloca o espectador na pele do personagem. Mais que uma animação é um filme que utiliza a animação como técnica narrativa que quebra as fronteiras dos géneros cinematográficos”.

Sopa Fria, em que uma mulher, vítima de violência doméstica, recorda os anos em que esteve casada e como foi difícil manter-se à tona, está entre os nomeados para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação nos Prémios Sophia 2024, considerados os “Óscares” portugueses.

No 11.º Leiria Film Fest, o prémio de Melhor Curta-Metragem de Ficção Internacional ficou para A Good Boy, Paul Vincent de Lestrade, sobre abuso sexual e pedofilia no desporto masculino de competição, que venceu também o Prémio do Público.

“Pelo equilíbrio eficiente de violência e sensibilidade na abordagem a um tema desconfortável ao qual, muitas vezes, tentamos ignorar”, justificou o júri.

As Gaivotas Cortam o Céu, de Mariana Bártolo e Guillermo García López, outro filme nomeado para os Prémios Sophia de 2024, ganhou a categoria Melhor Curta-Metragem de Ficção Nacional, e Flor de Laranjeira, de Rúben Sevivas, o prémio para Melhor Curta-Metragem Documental Nacional.

Na competição internacional, o 11.º Leiria Film Fest consagrou Under One Roof, de Yu Wang, como Melhor Curta-Metragem Documental e Blue, de Weronika Szyma, como Melhor Curta-Metragem de Animação.

Homework, de Nacho Arjona, foi considerada Melhor Curta-Metragem para Crianças (votada por crianças).

Nesta edição, que terminou ontem à noite, com a sessão de exibição de todos os filmes vencedores, no Teatro Miguel Franco, foi ainda atribuída mênção honrosa a Things Unheard Of, de Ramazan Kilic.