Sociedade

Spin-off do Instituto Politécnico de Leiria conquista Prémio de Boas Práticas

13 dez 2025 15:00

O projecto Córtex School Bag, desenvolvido pela AGILidades, foi o vencedor na categoria Vida+ Participação

spin-off-do-instituto-politecnico-de-leiria-conquista-premio-de-boas-praticas
A premiação ocorreu durante o 12.º Congresso Envelhecimento Activo e Saudável da Região Centro, em Coimbra
DR

O projecto Córtex School Bag, desenvolvido pela AGILidades, empresa spin-off do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), foi o vencedor da 8.ª edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável da Região Centro, na categoria Vida+ Participação, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture.

O anúncio foi feito durante o 12.º Congresso Envelhecimento Activo e Saudável da Região Centro, realizado no dia 10 de Dezembro, em Coimbra.

O Córtex School Bag é um projecto pioneiro em Portugal que visa a introdução da temática da demência nas escolas primárias, através de três elementos: um livro infantil musicado, intitulado Quando a fábrica da avó avaria…, que conta, de forma escrita e cantada, a história da relação entre o neto e a avó e todos os desafios relacionais, numa descoberta após diagnóstico de demência; o jogo de tabuleiro Neuromania enquanto ferramenta de aprendizagem activa e de simulação para as crianças aprenderam curiosidades sobre a doença e formas divertidas de ajudarem as pessoas que sofrem de demência; e um guia para professores, como um material pedagógico que apoia educadores a falar sobre a demência e promover cidadania inclusiva.

“Este prémio é um reconhecimento muito significativo do trabalho que temos vindo a desenvolver na AGILidades, mas, acima de tudo, é um sinal de que a sensibilização para a demência pode, e deve, começar cedo”, afirma Marlene Rosa, fundadora da AGILidades e docente da Escola Superior de Saúde do IPL.

“O Córtex School Bag nasceu com a ambição de capacitar as crianças para compreenderem melhor esta realidade e promoverem relações mais inclusivas e empáticas com as pessoas que vivem com demência”, acrescenta. “Ver este projecto distinguido entre tantas boas práticas reforça-nos a certeza de que estamos no caminho certo: o da educação para a cidadania, da literacia em saúde e da construção de comunidades mais conscientes e solidárias”, adiciona a docente, adiantando que o projecto visa ainda a promoção da 1.ª Rede de Escolas Amigas da Pessoa Idosa, que conta com uma parceria da Junta de Freguesia de Pombal.

A AGILidades é uma spin-off do IPL que visa o desenvolvimento de jogos e outros materiais que incentivem o treino funcional em populações frágeis. A dinamização de oficinas de estimulação, fazendo uso dos produtos desenvolvidos no âmbito do projecto, a personalização de materiais para estimulação de pessoas adultas/idosas/crianças com incapacidade, a adaptação e validação do processo de adaptação dos materiais de estimulação com base nas necessidades de populações específicas, o desenvolvimento de acções de formação sobre a implementação dos materiais, como resultado do seu processo de validação científica, são alguns dos objectivos da spin-off.

O Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável tem como objectivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projectos e iniciativas que promovem o envelhecimento activo e saudável na região Centro.