Economia

Startup de Peniche com projecto pioneiro de produção de corvina recebe visita do ministro do mar

3 fev 2022 17:00

Criada com o apoio da Smart Ocean Peniche, SEAentia abre as portas a Ricardo Serrão esta sexta-feira à tarde

startup-de-peniche-com-projecto-pioneiro-de-producao-de-corvina-recebe-visita-do-ministro-do-mar
Nuno Leite e João Rito, fundadores da SEAentia
DR

A SEAentia, uma startup na área da aquacultura que está a desenvolver o seu projecto piloto na Smart Ocean – Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche, recebe amanhã, sexta-feira, a visita de Ricardo Serrão, ministro do mar.

A SEAentia é uma nova empresa no panorama da aquacultura nacional e internacional que se destaca na produção sustentável de corvina (Argyrosomus regius) em sistema de recirculação em aquacultura (RAS – Recirculation Aquaculture System), explica uma nota do Politécnico de Leiria, onde se integra o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, cujos investigadores estão a prestar apoio técnico-científico ao projecto.

A equipa desta startup “combinou o melhor conhecimento científico com os mais recentes avanços tecnológicos na área, para implementar um projecto piloto pioneiro a nível mundial de produção de corvina em RAS, sistema este que se foca no bem-estar animal como o seu principal objectivo, sem utilizar antibióticos ou outros fármacos, não poluindo o ambiente e garantindo a biossegurança dos produtos”, lê-se na mesma nota.

O projecto piloto está a ser desenvolvido na Smart Ocean, resultado do consórcio constituído pelo Município de Peniche, Docapesca, Politécnico de Leiria e Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia de Cantanhede.

Depois de ter recebido luz verde do Centro 2020 para a construção do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar, com a aprovação de 3,5 milhões de euros, a obra iniciou-se no primeiro trimestre de 2021, com uma duração prevista de quatro anos.

“A visita do ministro do Mar à SEAentia enquadra-se no âmbito da actividade principal da empresa, alinhada com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, que define a clara necessidade de valorizar os produtos de pescado originários de aquacultura e promover práticas de aquacultura sustentáveis, amigas do ambiente e que protejam os recursos marinhos”.