Viver

Stone Art. 21 artistas sobem à serra das pedreiras para criar escultura, grafitti e pintura mural

25 ago 2023 09:06

Destaque para a presença do uruguaio Theic, membro do Colectivo Licuado. A portuguesa Daniela Guerreiro é outro nome que sobressai na lista de muralistas

stone-art-21-artistas-sobem-a-serra-das-pedreiras-para-criar-escultura-grafitti-e-pintura-mural
Uma das intervenções de 2021, da autoria do catalão Werens
DR

No território da pedra e da indústria extractiva, a aldeia do Codaçal volta a ser o epicentro do encontro entre a arte pública e o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, durante a segunda edição do Stone Art, que se realiza de 26 de Agosto a 3 de Setembro.

Pintura, escultura e grafitti juntam 21 artistas, todos de fora da região e quatro deles estrangeiros, naturais de Espanha, Itália, Ucrânia e Uruguai.

Os convidados do segundo Stone Art (que se realizou pela primeira e única vez em 2021) vão intervir numa pedreira e no núcleo e encostas ao redor da aldeia localizada na freguesia de Serro Ventoso, no concelho de Porto de Mós, a 30 quilómetros de Leiria.

Destaque para a presença do uruguaio Theic, membro do Colectivo Licuado, originário de Montevideu, que integrou a abertura do museu Urban Nation em Berlim e tem obras executadas em Espanha, França, Itália, Bélgica e Brasil.

A portuguesa Daniela Guerreiro é outro nome que sobressai na lista de muralistas, onde também se encontram André Trafic, Marita, Tiago Hacke, Trip Dtos e Time for the Oniric (seleccionada através de open call).

Os quatro escultores – todos “de renome internacional”, segundo o muralista, ilustrador e designer 2CarryOn, responsável pela curadoria do projecto Stone Art – são Daniel Pérez (Espanha), Luca Marovino (Itália), Olena Dodatko (Ucrânia) e o português RoMP.

Nos dias 2 e 3 de Setembro, o festival vai receber 10 grafitti writers nacionais para a pintura de um novo hall of fame: Bad Trip, Crack, Femar, Kurtz, Mojojo, Other1, Puro, Raps, Rote e Sen.

Este ano, uma das novidades é o mural comunitário, aberto para todos os visitantes, que podem participar no workshop, a acontecer todos os dias.

O programa da festa de encerramento, a 3 de Setembro, inclui um mercado de artistas e produtores locais (outra novidade da edição de 2023) e uma visita guiada às obras do Stone Art.