Covid-19

Surto no Centro Hospitalar do Oeste com dez infectados

16 nov 2020 14:29

Já são conhecidos resultados de 104 testes efectuados ontem. Há mais 30 profissionais que estão a ser testados.

surto-no-centro-hospitalar-do-oeste-com-dez-infectados
Surto terá começado no Serviço de Medicina do hospital de Caldas da Rainha
Ricardo Graça

São, para já, dez os infectados (seis doentes e quatro funcionários) num surto registado no Centro Hospitalar do Oeste (CHO) e que terá começado no Serviço de Medicina do Hospital de Caldas da Rainha.

O surto foi confirmado este domingo, tendo na ocasião sido realizados testes “a todos os doentes dos serviços envolvidos, num total de 24”. De acordo com uma informação divulgada ao início desta tarde pelo Conselho de Administração (CA) da instituição, não se confirmaram mais infecções além das seis já identificadas ontem entre os doentes. Estes, encontram-se internados em enfermaria Covid.

Em relação aos seus profissionais, o CHO adianta que, até à presente data, foram testados 80, “não havendo confirmação de novos positivos” além dos quatro confirmados este domingo. “Para além destes, estão actualmente cinco profissionais em isolamento profilático”, acrescenta o CA, numa nota de imprensa, na qual adianta que estão a decorrer mais de testes 30 a profissionais.

Além dos casos relacionados com este surto, o CHO confirma ainda a infecção por Covid de mais seis funcionários e de 11 elementos em isolamento profilático.

Naquela nota de imprensa, o CA garante que “foram cumpridas todas as regras impostas pela autoridade de saúde e procedeu-se à desinfecção dos serviços, de forma a que o hospital continue a ser um local seguro para a prestação de cuidados”. Pelo que, “todos os serviços do centro hospitalar estão assegurados e continuam a funcionar na normalidade”, acrescenta.

Em face dessas garantias, o CHO apela a que os doentes “continuem a deslocar-se ao hospital, sempre que a sua situação clínica o exija, seja para actos programados, seja em regime de urgência”.

A instituição sublinha também que “continua a desenvolver todos os esforços para contratar mais profissionais”, de forma a aumentar a capacidade de resposta dos serviços de saúde e “garantir uma prestação de cuidados adequada às necessidades da população”.

Desde o início da pandemia, em Março passado, foram já contratados 133 profissionais, “para fazer face ao acréscimo de actividades imposto pelo diagnóstico e tratamento da pandemia”.