Sociedade

Telecomunicações lideram queixas dos consumidores

31 jan 2017 00:00

Houve 45.515 pessoas a reclamar no ano passado

telecomunicacoes-lideram-queixas-dos-consumidores-5831

A associação de defesa do consumidor Deco recebeu no ano passado 460 mil reclamações, sendo as telecomunicações o serviço que mais queixas motiva por parte dos consumidores (45.515).

“A alteração à lei das comunicações electrónicas infelizmente não se traduziu em melhorias para este sector, uma vez que as operadoras optaram por estratégias de fidelização dos clientes a longo prazo (dois anos), apresentando ofertas sem fidelização que apenas prejudicam o consumidor”, informa a Deco em comunicado.

Os serviços de fornecimento de água e energia estão no segundo lugar da lista de queixas, com 27.708 reclamações. “Nestes sectores, destacam-se as dificuldades sentidas pelos consumidores no âmbito da facturação, seja por falta de envio da mesma, cobrança de consumos prescritos ou dupla facturação”, salientou a associação.

Por outro lado, mudar de fornecedor causa muitas dores e cabeça aos portugueses, devido “a abordagens comerciais pouco transparentes por parte dos diferentes comercializadores”.