Viver

Terceira edição da "Semana Arte Mulher" destaca mulheres (i)migrant(e)s

8 mar 2024 09:54

Exposições, entrevistas, teatro, literatura e uma gala integram iniciativa da Nazaré

terceira-edicao-da-semana-arte-mulher-destaca-mulheres-imigrantes
Evento irá distinguir 12 mulheres na gala de amanhã
CMNazaré

Exposições, entrevistas, teatro, literatura e uma gala, que irá galardoar mulheres em diferentes áreas de intervenção na sociedade civil, fazem parte da programação da  iniciativa Semana Arte Mulher, que está a decorrer desde ontem no Cineteatro da Nazaré, e que se mantém até amanhã, dia 9 de Março.

Promover, através da cultura, o debate para as questões de cidadania e de desenvolvimento sustentável, assim como premiar mulheres que ao longo da sua vida, pessoal e profissional, contribuíram para a divulgação da identidade, património e cultura do seu país são os objectivos do evento.

Hoje, 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres, será comemorado com a apresentação, às 21:30 horas, da peça de teatro Sozinha, encenada por João Guisande, com participação especial da actriz Elsa Pinho.

O evento encerrará com a Gala de Prémios da Semana Arte Mulher, onde serão galardoadas mulheres em 12 áreas de intervenção na sociedade civil. A cerimónia terá início após a representação etnográfica pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.

Serão galardoadas:  Olga Sotto - Prémio Educação Arte e Património;  Rosário Farmhouse – Prémio Diálogo Intercultural; Rosa Monteiro – Prémio Igualdade e Cidadania; Alice Vieira – Prémio Literatura; Fundação Portugal com ACNUR – Prémio Ajuda Solidária e Humanitária; Nelma Fernandes – Prémio Empreendedorismo em Língua Portuguesa; Ana Mafalda Ferreira – Prémio Desporto; Tânia Alexandre – Prémio Comunicação; Graça Morais – Prémio Pintura; Isabel Soares – Prémio Educação; Lurdes Barqueiro – Prémio História e Identidade, no âmbito do Prémio Mérito Nazaré; e Isabel Ricardo – Prémio das Artes e das Letras, no âmbito do Prémio Mérito Nazaré.

A iniciativa é organizada pela Câmara da Nazaré e produzida pela Editorial Novembro.